Confira a programação do Instituto Ling para a primeira quinzena de setembro

Música, teatro, oficina para crianças e curso de gestão cultural estão entre as atividades da primeira quinzena de setembro no Instituto Ling. Dois eventos com entrada franca também estão na programação: o festival Cultura em Miniciclos – que nessa edição aborda o tema Ficção Científica e Cultura Global, e o Sarau PsicanArte – que discute as possibilidades e os limites da liberdade de expressão.

Nos dias 08 e 09 de setembro – sexta, às 20h e sábado, às 19h – acontecem as duas últimas apresentações do espetáculo teatral Quando vi, minha vida não existia. Com texto de Robertson Frizero, direção de Antonio Carlos Brunet e atuações de Stella Bento e José Renato Lopes, a peça conta três histórias curtas interligadas que abordam realidade e fantasia em nossos problemas.

A próxima edição do festival Cultura em Miniciclos acontece nos dias 13, 14 e 15 de setembro (quarta, quinta e sexta-feira), sempre a partir das 19h30. Com o tema Ficção Científica e Cultura Global, o festival apresenta palestra com o designer gráfico e diretor de arte Vasco Py Siegmann (no dia 13), debate com o escritor e editor Cesar Alcázar e o cineasta Felipe M. Guerra (no dia 14) e um Stand-up Comedy, com Índio Behn, Nelly Coelho e Wilson Rosa (no dia 15). A curadoria é do músico, escritor e desenhista Ron Selistre. Toda a programação do Cultura em Miniciclos tem entrada franca, com inscrições prévias no link https://pt.surveymonkey.com/r/YF9CW8Y.

Nos dias 15 e 16 de setembro (sexta e sábado), acontece o primeiro módulo do Curso Elaboração, Planejamento e Gestão de Projetos Culturais. O curso está organizado em dois módulos independentes que tratam das práticas que envolvem o sistema da cultura. O primeiro módulo aborda o mercado cultural, a elaboração de projetos e o funcionamento das leis de incentivo. O ministrante é Alexandre Vargas, diretor do Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre e consultor na área cultural e de patrocínios em empresas e centros culturais.

Também no dia 15, sexta-feira, acontece uma edição do Sarau PsicanArte, que vai tratar sobre as possibilidades e os limites da liberdade de expressão. O Sarau tem como convidados a atriz e professora de teatro Catharina Conte, o jornalista e colunista da Zero Hora Paulo Germano e a psicóloga, psicoterapeuta e membro do Esipp, Larissa Ullrich. A entrada é franca e o evento começa às 19 horas.

No dia 16 de setembro, sábado, o pianista Ney Fialkow traz ao Instituto Ling duas grandes obras para piano do século XIX: a Sonata em Lá Maior D 959, de Franz Schubert, e a Sonata nº 1 Op 11 em Fá # Menorde Robert Schumann. Premiado em diversos concursos, destacando-se o cobiçado título de melhor pianista do VII Prêmio Eldorado de Música, em São Paulo, Ney Fialkow é hoje um dos destacados músicos do cenário nacional. O recital começa às 17h.

Ainda no sábado, 16 de setembro, começa a oficina de Design para CriançasSerão três encontros – sempre aos sábados, dias 16, 23 e 30 de setembro – em que serão desenvolvidas atividades que estimulam a imaginação, a percepção visual, criação e composição. Ministradas pela designer Renata Rubim, as atividades são pensadas a partir de materiais recicláveis e do cotidiano, oportunizando um novo olhar sobre as texturas e as formas dos objetos cotidianos. Cada criança produzirá sua própria composição de padronagem e, ao fim das oficinas, os trabalhos serão expostos. Além disso, receberão um presente-surpresa, criado a partir dos seus próprios desenhos.A oficina é destinada a crianças a partir dos seis anos.

Além dessas atividades, o Instituto Ling apresenta a exposição Explosão Fixa, do artista pernambucano José Patrício, em cartaz até o dia 18 de novembro. A mostra traz dezenove obras que perpassam os seus 40 anos de carreira e apresenta também um conjunto de fotografias inéditas. Empregando materiais diversos e banais – como tachas, botões, fios elétricos, dados e quebra-cabeças de plástico -, o artista remove o uso tradicional desses materiais e os reorganiza para criar intrincados mosaicos que exploram a dimensão lúdica do cotidiano. Conhecido principalmente por suas instalações de chão da série Ars combinatoria (1999) – composta por milhares de peças de jogo de dominó -, José Patrício é influenciado pelos movimentos artísticos geométrico e concreto brasileiros. Para o curador da exposição, Eder Chiodetto, Patrício “cria um lugar original no campo da arte, na fronteira entre a pintura, o desenho e a assemblage” e realiza “um exercício libertário, uma nova e inspiradora forma de ser e estar no mundo”.

______________________________________________________________________

Confira abaixo os detalhes e o serviço de cada atividade:

QUANDO VI MINHA VIDA NÃO EXISTIA
Nos dias 08 e 09 de setembro – sexta, às 20h e sábado, às 19h – acontecem as duas últimas apresentações do espetáculo teatral Quando vi, minha vida não existia. Com texto de Robertson Frizero, direção de Antonio Carlos Brunet e atuações de Stella Bento e José Renato Lopes, a peça conta três histórias curtas interligadas que abordam realidade e fantasia em nossos problemas. As três histórias questionam o que é real e o que é fantasia em nossos problemas. Em Alguém Como Você, uma mulher planeja uma vingança em seus mínimos detalhes e direciona todo o seu rancor a um marido indiferente aos seus sentimentos. Em Diagnóstico, um homem oprimido por uma culpa que não é sua, revisita a infância e abre a alma a fim de não perdê-la. Em A Espera, há o encontro desses dois seres – e suas angústias e questionamentos – na sala de espera de um psicanalista.

Dramaturgia: Robertson Frizero
Direção – Antonio Carlos Brunet
Elenco: Stella Bento e José Renato Lopes
Cenário – Antonio Carlos Brunet & Stella Bento
Figurino – O Grupo
Trilha Sonora pesquisada – Antonio Carlos Brunet
Iluminação – Antonio Carlos Brunet
Maquiagem – Cléia Bertinetti Bandeira
Produção – Stella Bento
Assistente de produção – Martina Seifer
Produção Executiva – Palco Aberto Produtora
Assessoria de Imprensa: Fernanda Calegaro – fernandacalegaro@gmail.com – Fone: 51 99289 8601

SERVIÇO

Espetáculo teatral Quando Vi, Minha Vida Não Existia
Dia 08 de setembro (sexta) às 20h. Dia 09 de setembro (sábado) às 19h.
Duração: 55 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos: R$ 40 (50% desconto para estudantes, +60 e classe artística)

Pontos de venda
Online: www.institutoling.org.br
Presencial: Instituto Ling (R. João Caetano, 440)
De segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.
______________________________________________________________________

FESTIVAL CULTURA EM MINICICLOS – FICÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA GLOBAL
A próxima edição do festival Cultura em Miniciclos acontece nos dias 13, 14 e 15 de setembro (quarta, quinta e sexta-feira), sempre a partir das 19h30. Com o tema Ficção Científica e Cultura Global, o festival apresenta palestra com o designer gráfico e diretor de arte Vasco Py Siegmann (no dia 13), debate com o escritor e editor Cesar Alcázar e o cineasta Felipe M. Guerra (no dia 14) e um Stand-up Comedy, com Índio Behn, Nelly Coelho e Wilson Rosa (no dia 15). A curadoria é do músico, escritor e desenhista Ron Selistre. Toda a programação do Cultura em Miniciclos tem entrada franca, com inscrições prévias no link https://pt.surveymonkey.com/r/YF9CW8Y.

A edição Ficção Científica e Cultura Global é um convite para percorrer um dos caminhos mais encantadores que a raça humana tem trilhado desde seu nascimento: a arte da construção de um poderoso universo imaginário, sem fronteiras e sem limites, que transformou – e segue transformando – o mundo real.

O Festival Cultura em Miniciclos é um inovador projeto da LIGA Produção Cultural, que vem despertando muito interesse e lotando as sessões desde junho. Propõe o debate sobre temas importantes da atualidade de forma descontraída, além de dar voz e palco ao stand-up comedy em Porto Alegre. Realizado por meio da Lei de incentivo à cultura Pró-cultura RS, o Cultura em Miniciclos tem o apoio do Instituto Ling e patrocínio da Fitesa.

– Dia 13/09 – 19h30 – Palestra com Vasco Py Siegmann
– Dia 14/09 – 19h30 – Debate com Cesar Alcázar e Felipe M. Guerra
– Dia 15/09 – 19h30 – Stand-up Comedy com Índio Behn, Nelly Coelho e Wilson Rosa

Conheça os participantes dessa edição:
Ron Selistre (curador) – músico, escritor e desenhista, é autor do álbum de ficção científica “Utopolis”. Publicou nas revistas HQ, Mercado Negro, Vox XXI, Porto & Vírgula, entre outras. Assinou a direção de arte do festival de cinema fantástico Fantaspoa de 2012 a 2015. Ex-vocalista e guitarrista dos Damn Laser Vampires, hoje se divide entre o Solomon Death, seu trabalho solo (responsável também pela trilha sonora da HQ futurista Apagão: Cidade Sem Luz e Sem Lei), uma série de contos ainda inéditos e a finalização do livro em quadrinhos “Guitar City, Underground”.

Vasco Py Siegmann (palestrante) – passou a infância em companhias suspeitas, como a do pirata John Long Silver, e a dum guri que vivia com lobos na Índia. Para simular alguma adequação ao mundo externo às páginas dos livros, trabalhou como designer gráfico por boa parte da vida, chegando a ser diretor de arte do Fantaspoa, festival de cinema fantástico de Porto Alegre. Em 2015, ingressou no curso de bacharel em Letras, na UFRGS, onde tenta infiltrar amigos lovecraftianos.

Cesar Alcázar (debatedor) – admirador de Hemingway, Borges e Robert E. Howard, Cesar Alcázar encontrou na literatura uma forma de exteriorizar seus devaneios aventurescos e sombrios. É o autor dos livros “Bazar Pulp – Histórias de Fantasia, Aventura e Horror” e “A Fúria do Cão Negro”, além de ter roteirizado as HQs “A Música do Quarto ao Lado” e “O Coração do Cão Negro”. Teve contos publicados em inglês pelas revistas Heroic Fantasy Quarterly e Swords and Sorcery Magazine. Pesquisa e escreve sobre cinema (como César Almeida) e é o responsável pela série “Cemitério Perdido dos Filmes B”. Foi um dos idealizadores da Odisseia de Literatura Fantástica, pela qual recebeu o Troféu Amigo do Livro. Também atua como editor (Argonautas Editora) e tradutor.

Felipe M. Guerra (debatedor) – formado em Jornalismo pela Unisinos – e com 16 anos de atividade em redação de jornal -, fez Mestrado em Cinema na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Escreve, produz e dirige seus próprios curtas e longas-metragens, com orçamento muito baixo (ou nenhum orçamento), desde 1995. Também atua como pesquisador de cinema, tendo escrito centenas de artigos sobre cinema em geral – e principalmente cinema fantástico – publicados em revistas, livros, sites brasileiros e em seu próprio blog, chamado Filmes para Doidos. Atualmente gerencia a sala de cinema do Santander Cultural em Porto Alegre. Trabalha desde 2010 na equipe organizadora do Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre (Fantaspoa).

Índio Behn (standup comedy) – filho caçula de uma família de músicos, estar no palco sempre foi natural para o humorista. Ainda na adolescência com o “boom’ da internet começava a escrever artigos de humor despretensiosos em seu blog, que começou a ganhar expressão. Subiu ao palco para fazer rir pela primeira vez em 2011, primeiro com stand-up, depois com personagem que conquistou milhares de views no youtube. Continuou seu trabalho com humor, estudou artes cênicas e, em 2015, foi chamado para o elenco do quadro “Quem Chega Lá” do Domingão do Faustão. No ano seguinte entrou para o elenco do Prêmio Multishow de Humor integrando o quadro até a semifinal. Atualmente faz shows de humor, palestras, peças de teatro, trabalha com roteirista e dá aulas de stand-up comedy. Os atores convidados dessa edição são Nelly Coelho e Wilson Rosa.

SERVIÇO

Festival Cultura em Miniciclos – Ficção Científica e Cultura Global
Dias 13, 14 e 15 de setembro, às 19h30
Entrada Franca
Classificação etária: Livre
Duração: 1h30min
Inscrições devem ser feitas através do link
Assessoria de imprensa: Bebê Baumgarten – contato@bebebaumgarten.com – 51-3028.4201 / 98111.8703
______________________________________________________________________

SARAU PSICANARTE: O MUNDO ANDA CHATO? SOBRE AS POSSIBILIDADE E OS LIMITES DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO
Essa edição do sarau promovido pela ESIPP – Estudos Integrados de Psicoterapia Psicanalítica, aborda o uso da expressão “politicamente correto” na atualidade e sua relação com a liberdade de expressão. O tema propõe uma conversa com a psicanálise sobre o atual fenômeno do “achismo” – a forma como ultimamente todos parecem expor sua visão sobre tudo que ocorre, sem, muitas vezes, considerar como esta opinião pode repercutir no outro. Em consonância com todos os movimentos de representatividade de minorias que vem tendo mais visibilidade no país, não se tem tolerado mais comportamentos/falas que antes passariam despercebidos, tão entranhados que estavam na nossa cultura. Até onde vai a liberdade de expressão? Qual o papel do humor, da sátira, na expressão de opiniões mais polêmicas? Deve existir uma medida ideal para o “politicamente correto”? Como a psicanálise pode contribuir com esta discussão?. Os convidados são: Catharina Conte, atriz e professora de teatro; Paulo Germano, jornalista e colunista da ZH; e Larissa Ullrich, psicóloga, psicoterapeuta e membro do Esipp.

SERVIÇO

Dia 15 de setembro, sexta-feira, às 19h
Entrada franca
Duração: 1h30min
Classificação livre
______________________________________________________________________

CURSO ELABORAÇÃO, PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS – MÓDULO I
Alexandre Vargas, diretor do Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre e consultor na área cultural e de patrocínios em empresas e centros culturais, ministra o curso que apresenta todas as etapas que envolvem a produção cultural, desde a elaboração do projeto, financiamento por leis de incentivo, fundos e editais, até a captação de recursos e a realização da atividade. O curso está organizado em dois módulos independentes que tratam das práticas que envolvem o sistema da cultura. O primeiro módulo, que acontece nos dias 15 e 16 de setembro (sexta e sábado), aborda o mercado cultural, a elaboração de projetos e o funcionamento das leis de incentivo. O segundo módulo acontece nos dias 22 e 23 de setembro e tem como temas os editais, a comunicação e a captação de recursos, e a gestão de projetos, programas e eventos culturais.

SERVIÇO
Módulo I – dias 15 e 16 de setembro
Horários: sexta-feira, das 19h às 22h e sábado, das 11h às 18h

Temas:
– Existe mercado cultural?
– Planejamento e Elaboração: como elaborar um projeto cultural e suas diferentes redações para os diferentes focos do setor
– Leis de Incentivo: o funcionamento das leis de incentivo, Lei Rouanet e Pró-Cultura RS/LIC

Investimento: R$ 495,00 – inscrições pelo site www.institutoling.org.br/index.php/cursos.html
______________________________________________________________________

NEY FIALKOW – RECITAL COM SONATAS DE SCHUBERT E SCHUMANN
No dia 16 de setembro, sábado, o pianista Ney Fialkow traz ao Instituto Ling duas grandes obras para piano do século XIX: a Sonata em Lá Maior D 959, de Franz Schubert, e a Sonata nº 1 Op 11 em Fá # Menor, de Robert Schumann. Com estilos diversos, as duas sonatas mostram a grande individualidade e originalidade dos compositores desse período. Schubert compôs a Sonata em Lá Maior D 959 no ano final de sua vida, revelando domínio pleno da fusão dos elementos estrutura e expressão, enquanto Schumann, no início de sua carreira como compositor, revelava euforia e melancolia, obedecendo com rigor ao “processo sonata” de composição.

Premiado em diversos concursos, destacando-se o cobiçado título de melhor pianista do VII Prêmio Eldorado de Música, em São Paulo, Ney Fialkow é hoje um dos destacados músicos do cenário nacional. Tem conciliado movimentada carreira de solista e camerista com a atividade de professor do Instituto de Artes UFRGS, em Porto Alegre. Suas aparições como solista e camerista cativam plateias de diversas salas de concerto no Brasil e no exterior. Em 2016, fez sua estreia em Paris, na Sala Cortot, e lançou um CD nos EUA em parceria com o contrabaixista Marcos Machado. Ao lado do violinista Cármelo de los Santos lançou o premiado CD Sonatas Brasileiras.

A programação musical do Instituto Ling é realizada pela Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Instituto Ling, com patrocínio da Fitesa e Crown Embalagens e curadoria e produção da Branco Produções.

SERVIÇO

Ney Fialkow
Dia 16 de setembro, sábado, às 17h
Classificação Etária: Livre
Duração: 60 minutos
Ingressos: R$ 40 (50% desconto para estudantes e +60)
Pontos de venda
Online: www.institutoling.org.br
Presencial: Instituto Ling (R. João Caetano, 440). De segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.
Endereço: Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre
Fone: 51 3533-5700 | Email: instituto.ling@institutoling.org.br
______________________________________________________________________

OFICINA DE DESIGN PARA CRIANÇAS
A oficina de Design de Superfície para Crianças (a partir dos seis anos) explora a criatividade, resgatando habilidades manuais dos pequenos. Serão três encontros – sempre aos sábados, dias 16, 23 e 30 de setembro – em que serão desenvolvidas atividades que estimulam a imaginação, a percepção visual, criação e composição. Ministradas pela designer Renata Rubim, as atividades são pensadas a partir de materiais recicláveis e do cotidiano, oportunizando um novo olhar sobre as texturas e as formas dos objetos cotidianos. Cada criança produzirá sua própria composição de padronagem e, ao fim das oficinas, os trabalhos serão expostos. Além disso, receberão um presente-surpresa, criado a partir dos seus próprios desenhos.

Renata Rubim é designer de superfícies e consultora de cores. Autora de “Desenhando a Superfície”, Editora Rosari, colabora com a difusão do design em projetos industriais e educativos. Seus projetos, a frente do escritório Renata Rubim Design & Cores, já receberam diversos prêmios nacionais e internacionais.

SERVIÇO

Oficina de Design para Crianças
Dias 16, 23 e 30 de setembro, sábados, das 10h30 às 13h
Investimento: R$ 100,00
Inscrições: www.institutoling.org.br/index.php/cursos/oficina-de-design-para-criancas.html
Rua João Caetano 440 | Porto Alegre RS | (51) 3533 5700
______________________________________________________________________

EXPOSIÇÃO EXPLOSÃO FIXA, DE JOSÉ PATRÍCIO
Até o dia 18 de novembro, o Instituto Ling apresenta a exposição Explosão Fixa, que traz dezenove obras que perpassam os 40 anos de carreira artística do pernambucano José Patrício.

Com a curadoria de Eder Chiodetto, na mostra estão telas e instalações representativas do universo criativo de Patricio: empregando materiais diversos e banais – como tachas, botões, fios elétricos, dados e quebra-cabeças de plástico -, o artista remove o uso tradicional desses materiais e os reorganiza para criar intrincados mosaicos que exploram a dimensão lúdica do cotidiano. A exposição apresenta também um conjunto de fotografias inéditas.

Conhecido principalmente por suas instalações de chão da série Ars combinatoria (1999) – composta por milhares de peças de jogo de dominó -, José Patrício é influenciado pelos movimentos artísticos geométrico e concreto brasileiros. O artista fundamenta seus trabalhos em combinações numéricas lógicas, sugerindo que mesmo a mais rígida das fórmulas matemáticas tem o potencial de conter sua própria expressividade. Dessa forma, sua obra enfatiza a relação frágil entre ordem e sua possível dissolução.

Para Chiodetto, Patrício “cria um lugar original no campo da arte, na fronteira entre a pintura, o desenho e a assemblage” e realiza “um exercício libertário, uma nova e inspiradora forma de ser e estar no mundo”. Quanto ao conjunto de fotografias inéditas, o curador sinaliza uma nova postura do artista: “Ao sair do ateliê, onde trabalha incessantemente na construção de suas obras, para percorrer o mundo como um andarilho errante que porta uma máquina fotográfica, seu olhar se volta para a cultura popular, as vitrines e momentos de tensão entre forma, luz e arroubos cromáticos”.

José Patrício nasceu em 1960 e vive e trabalha no Recife. Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco em 1982 e é Mestre em Artes Visuais pela mesma universidade, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (2016). Ao longo de sua carreira, participou de diversas exposições no Brasil e no exterior, dentre as quais a XXII Bienal de São Paulo, a 8ª Bienal de Havana e a III Bienal do Mercosul. Sua obra foi analisada por críticos de arte como Paulo Herkenhoff, Paulo Sérgio Duarte, Fernando Cocchiarale, Gerardo Mosquera, dentre outros. Possui obras no acervo da Fondation Cartier, do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, da Pinacoteca de São Paulo e do Museu de Arte do Rio e é representado pela Galeria Nara Roesler desde 1999.

A exposição Explosão Fixa tem entrada franca e fica em cartaz na Galeria do Instituto Ling até o dia 18 de novembro de 2017, com patrocínio da Crown Embalagens e realização do Ministério da Cultura / Governo Federal.

SERVIÇO

Exposição Explosão Fixa, de José Patrício
Local: Galeria do Instituto Ling
Período de exibição: de 22 de agosto a 18 de novembro de 2017
Horário: de segunda a sexta, das 10h30min às 22h e sábados, das 10h30min às 20h
Entrada Franca
Agendamento grupos e escolas: solicitações pelo email educativo@institutoling.org.br ou pelo fone (51) 3533-5700

Fonte: Adriana Martorano Assessoria
Foto: Divulgação