MinC lança prêmio para iniciativas de internacionalização da cultura brasileira

A Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura (SEC/MinC) lançou edital de premiação de plataformas que reconhecerá iniciativas de internacionalização da cultura brasileira. Serão premiados redes, encontros, festivais ou portais online que atuem continuamente na difusão e circulação de produtos culturais brasileiros no exterior e/ou que promovam a presença de curadores, distribuidores e produtores estrangeiros no Brasil.

globe-1300

O edital selecionará 20 iniciativas com até R$ 90 mil cada para fomentar atividades voltadas para a internacionalização da cultura brasileira. O recurso pode ser aplicado em encontros, apresentação presencial de produtos culturais e criativos brasileiros, divulgação virtual de produtos culturais e criativos brasileiros, atividades formativas com troca de experiências e/ou técnicas e rodadas de negócios culturais/criativos.

 

O valor total do edital é de R$1,8 milhão e podem concorrer pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos. Os proponentes devem apresentar portfólio de atividades, que comprovem a atuação por mais de três anos neste mercado, além de proposta de aplicação dos recursos.

 

Instituições de todos os segmentos criativos podem se inscrever: artes cênicas, música, artes visuais, literatura e mercado editorial, audiovisual, animação, games, software aplicado à economia criativa, publicidade, rádio, TV, moda, arquitetura, design, gastronomia, cultura popular, artesanato, entretenimento, eventos e turismo cultural.

 

Inscrições

As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do sistema SALICWeb, disponível no: http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb, de 12:00 de 21 de outubro de 2014 até 23h59 do dia 04 de dezembro de 2014 (horário de Brasília).