Está em exibição na Pinacoteca e na sala Aldo Locateli, do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, MARGS, a exposição “Recortes do Acervo – Pintura”. Fruto de uma curadoria coletiva da equipe do Museu, amostra cobre um longo período, do fim do século XIX até obras contemporâneas adquiridas na última gestão.
Esta exposição poderá ser visitada de terça a domingos das 10h às 19h, até o dia 29 de março e conta com obras de 95 artistas nacionais e estrangeiros, integrantes do acervo do museu. A entrada é Catraca Livre.
Como destaques do evento estão: telas acadêmicas do século XIX, como “A Emigrante”, do italiano Napoleone Grady, “A Dama de Branco”, obra do início do século XX, do brasileiro Arthur Timótheo da Costa, e ainda as 4 obras originais dos artistas denominados “Os Quatro de Bagé” – Danúbio Gonçalves, Carlos Scliar, Glênio Bianchetti e Glauco Rodrigues.
As peças foram encomendadas pela Secretaria de Turismo em 1976, para uma companha publicitária que tinha por finalidade incentivar o turismo no Rio Grande do Sul. Iberê Camargo comparece com obra figurativa da sua fase de formação, os famosos “Carretéis” e ainda obra significativa da década de 70.
Por fim, as obras contemporâneas recentemente adquiridas aparecem em diálogo, ou embate, conforme a visão do expectador, com muitas das obras canônicas do museu.