O Domingo Clássico Juvenil apresentará Orquestra da Ulbra no dia 12 de abril de 2015, domingo, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Av. Nova York, 96 – Auxiliadora), Porto Alegre / RS. Entrada franca.
O espetáculo terá a execução de Bachianas Brasileiras, uma série de nove composições de Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959) escritas entre 1930 e 1945. Nesse conjunto, o compositor fundiu material folclórico brasileiro, em especial a música caipira, às formas pré-clássicas no estilo de Johann Sebastian Bach (1685 – 1750), intencionando construir uma versão brasileira dos Concertos de Brandemburgo.
A orquestra apresentará o prelúdio de “Bachianas Brasileiras n° 4”, seguida de “Bachianas Brasileiras n° 9” e “Bachianas Brasileiras n° 5” – esta última com solo da soprano Elisa Machado. Outro destaque do programa é “Concerto para Orquestra de Cordas, op. 17”, ainda inédita no Brasil. Trata-se de uma das mais importantes peças de Joly Braga Santos (1924 —1988), compositor e maestro português.
Segundo Tiago Flores, o acesso ao trabalho de compositores portugueses do século XX ainda é bastante restrito no Brasil. “Estou sempre procurando obras diferentes para compor o repertório da Orquestra. Descobri esta gostei bastante! Fui atrás da partitura, alugamos do editor e conseguimos incluir neste concerto”, explica.
O concerto se encerra com “Frevo”, de Arthur Barbosa – atual Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Eleazar de Carvalho em Fortaleza (CE) e regente da Ospa Jovem em Porto Alegre (RS). A obra já foi lançada em dois CDs, um pela Orquestra de Câmara da Ulbra e no primeiro CD autoral de Arthur Barbosa “Concerto Incidental”.