Em função do cancelamento do show de Patricia Endo e Dante Pignatari no último domingo, o duo faz apresentação especial no sábado, 20 de junho, com entrada franca. As canções para voz e piano de Alberto Nepomuceno (1864-1920), que inspiram o repertório erudito, formam um dos mais importantes fundamentos da música brasileira do século 20. Da Ave Maria, sua peça de estreia, a “A Jangada”, escrita no leito de morte, a trajetória delineada pelas canções de Nepomuceno revela um propósito claramente definido: a criação de uma música brasileira.
Patricia Endo iniciou seus estudos com a mãe, a soprano Regina de Boer. Após contracenar com Plácido Domingo no *Theatro Municipal* do Rio de Janeiro, passou a estudar com Rita Patané em Nova York e Luino (Itália). É bacharel em canto pela *Faculdade Carlos Gomes*, com cursos de aperfeiçoamento na Alemanha e na Hungria.
Dante Pignatari formou-se em piano pela ECA-USP com Caio Pagano, completando sua formação no instrumento com Daisy de Luca no Brasil e Jorge Federico Osorio (México) em Londres, onde obteve um MA (mestrado) em *Music Performance Studies*. Doutorado pela *Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP*, com a tese Canto da Língua: Alberto Nepomuceno e a invenção da canção brasileira.
Serviço:
PATRÍCIA ENDO E DANTE PIGNATARI
Dia 20 de junho – sábado
Horário: 18h Sala Multiuso do Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1028 – Centro Histórico /Porto Alegre)
Entrada franca
Por: Mariele Salgado Duran