Conhecido por seu virtuosismo e por uma carreira movimentada como solista, camerista e pedagogo, o violinista gaúcho radicado nos Estados Unidos Cármelo de los Santos é o convidado do próximo Domingo Clássico Juvenil. Financiado pelo Pró-Cultura RS, com patrocínio de GVT, o concerto ocorre no domingo (5/7), às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280), com entrada franca.
Sob regência de Tiago Flores, o músico se une à Orquestra de Câmara da Ulbra para interpretar *Concerto para Violino e Orquestra de Cordas*, do armênio Alexander Arutiunian (1920 – 2012), considerado um dos mais importantes compositores do leste europeu.
Outro destaque do espetáculo fica por conta da execução da Sionfonia nº 45 – A Despedida, de Franz Joseph Haydn (1732 – 1809), uma das sinfonias mais célebres do compositor. A obra ficou conhecida por conta de seu último movimento, no qual, ao longo da execução, os instrumentistas vão parando de tocar e, um de cada vez, vão fechando as partituras e deixando o palco – até restarem apenas dois violinistas, que se vão um após o outro finalmente. Dizem que Haydn teria desejado chamar a atenção do príncipe Eszterhazy, pois os músicos vinham de uma extensa temporada longe de casa e precisavam de férias. A Orquestra de Câmara da Ulbra executará essa peça neste mesmo formato proposto por Haydn, com os músicos deixando o palco um por um. A programação se completa com Três Danças para Orquestra de Cordas, do norte-americano Norman Dello Joio (1913-2008).
Serviços:
DOMINGO CLÁSSICO JUVENIL
ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA
Quando: Domingo, dia 5 de julho, às 19h
Onde: Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marquês do Herval, 280)
Entrada Franca
Por: Raphaela Donaduce Flores