A Fundação Iberê Camargo leva a Porto Alegre a retrospectiva itinerante do mestre internacional da arte cinética Abraham Palatnik, com curadoria assinada por Pieter Tjabbes e Felipe Scovino. A Reinvenção da Pintura vai reunir 78 obras produzidas entre os anos de 1940 e 2000. A exposição traz, pela primeira vez à capital gaúcha, pinturas, desenhos, esculturas, móveis, objetos e estudos do artista brasileiro conhecido por obras que combinam luz e movimento e, muitas vezes, utilizam instalações elétricas.
Abraham Palatnik – A Reinvenção da Pintura, com curadoria de Felipe Scovino e Pieter Tjabbes, é a maior mostra já realizada do artista, consagrado pela criação de obras marcadas pela fusão entre o movimento, o tempo e a luz; no 3º e no 4º andar da Fundação Iberê Camargo, Scovino apresenta obras do artista de 86 anos.
Pinturas, desenhos, estudos, objetos, móveis e esculturas compõem a exposição Abraham Palatnik – A Reinvenção da Pintura, que a Fundação Iberê Camargo apresenta de 2 de julho a 4 de outubro, com curadoria de Felipe Scovino e Pieter Tjabbes, e patrocínio do Banco Safra. Ao unir estética à tecnologia, Palatnik utiliza movimento, luz e tempo como instrumentos para a criação de obras com grande potencial visual e poético, lançando os fundamentos de uma corrente artística que ficou conhecida como arte cinética, na qual as fronteiras entre pintura e escultura se confundem e se ampliam.
EXPOSIÇÃO “ABRAHAM PALATNIK – A REINVENÇÃO DA PINTURA”
De 02 de julho a 04 de outubro de 2015
Fundação Iberê Camargo – Av. Padre Cacique, 2000 – Bairro Cristal – Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Telefone: (51) 3247-8000
Site: www.iberecamargo.org.br
As obras estarão instaladas nos 3º e 4º andar da FIC
Horários de visitação: De terça a domingo (inclusive feriados), das 12h às 19h (último acesso às 18h30)
ENTRADA FRANCA
Por: POA Cultura