O Grupo Manjericão inicia hoje sua circulação contemplada com o Prêmio Funarte Myriam Muniz 2014: Do Pampa Gaúcho À Floresta Amazônica. A atividade consiste na circulação do espetáculo de rua solo, “João Pé-de-chinelo”, em sua Cidade sede: Porto Alegre e também por quatro capitais do Norte do País: Macapá/AP, Manaus/AM, Belém/PA e Boa Vista/RR.
O espetáculo de rua já esteve em 16 Estados brasileiros sempre propondo apresentações em espaços públicos como ruas, praças, parques e escolas. Comemorando 18 anos de Estrada neste mês, as apresentações em Porto Alegre iniciam dia 14 em escolas públicas onde há o Programa da EJA – Educação de Jovens e Adultos. A entrada é franca.
Serviço:
14 de Março – 20h – Escola Paulo Freire, Rua, 600 – Bairro Santana.
15 de Março – Centro de Educação do Trabalhador Paulo Freire, Rua Santa Terezinha, 572 – Bairro Santana.
17 de Março – 20h – Escola Grande Oriente, Rua Wolfram Metzler, 600 – B. Rubem Berta.
04 de Abril – Escola João Antônio Satte, Rua Gamal Abdel Nasser, 500. B. Parque dos Maias.
Sinopse do espetáculo
O espetáculo mostra o universo de João Pé-de-Chinelo, um papeleiro que vive nas ruas, praças e parques com seu carrinho catando papelão e outros materiais recicláveis, na busca de sobrevivência e sustento da família. João é mais um trabalhador fruto do êxodo rural que procura reagir com dignidade diante das mazelas dos grandes centros urbanos. O personagem apresenta sua casa e família ao público, narra histórias e aventuras vividas e sonha com dias melhores. Neste espetáculo o Grupo Manjericão procura mostrar um pouco dos cidadãos considerados, erroneamente, à margem da sociedade. Condição vivida pelos próprios artistas de rua que nos últimos anos sofrem pesada repressão por parte das instâncias públicas e privadas.
Por: Márcio Silveira