O evento gratuito acontece entre os dias 14 a 17 de abril com shows, exibição de filmes, exposição, oficina e bate-papo com músicos
Em sua 2ª edição, o Encontro Estadual “Em Tempos de Vinil” celebra os 61 anos da Discoteca Pública Natho Henn, instituição da Secretaria de Estado da Cultura. O evento, que acontece entre os dias 14 e 17 de abril, é gratuito e inclui exposição, feira do vinil, exibição de filmes, oficina, shows e bate-papo, entre outros. A FM Cultura se soma ao evento, transmitindo seus programas ao vivo da Casa de Cultura Mario Quintana.
A programação conta com DJ Piá, que ministra a oficina de Discotecagem ensinando as técnicas usadas com toca-discos, produzindo sons e interferindo em músicas existentes. Piá também conduz o bate-papo “Mixando ideias”, sobre a visão e a vivência pessoal dos músicos, o universo dos DJ’s e o vinil nos dias atuais.
Já no bate-papo “O Vinil na Atualidade”, o músico Pedrinho Figueiredo intermedeia uma conversa com os também músicos Carlinhos Carneiro (Bidê ou Balde e império da Lã) e os jornalistas Edu Santos e Roger Lerina.
Feira do Vinil – A Feira de Vinil é um espaço onde o público tem acesso à troca e compra de vinil, nos quatro dias do evento, sempre das 12h às 19h. A feira também dispõe de um mural para todos que trabalham com produtos ou serviços relacionados ao vinil deixem seu contato, tanto para a Discoteca Natho Henn, como para pessoas interessadas nos serviços.
Exposição – A primeira fábrica de discos do Brasil, a Casa Elétrica, é tema de exposição, na Sala Radamés Gnattali, que visa mostrar a história da música produzida no Estado e Brasil. Promovida por Ricardo Eckert, dos Amigos da Casa Elétrica, também prevê uma conversa acerca da história e situação atual da Casa Elétrica e exibição do filme homônimo, dirigido por Gustavo Fogaça.
Programação
14 de abril a 14 de maio – Exposição sobre a história da Casa Elétrica
Visitação de terças a sextas, das 9h às 21h, e aos sábados e domingos, das 12h às 21hm, na Sala Radamés Gnatalli (4º andar)
14 de abril (quinta-feira)
13h30 às 18h – Discotecagem com DJ Anderson no Espaço Lupicínio Rodrigues (4º andar)
17h às 18h – Transmissão do programa “Conversa de Botequim”, da FM Cultura, apresentado por Luiz Henrique Fontoura no Espaço Lupicínio Rodrigues (4º andar)
18h às 19h – Transmissão do programa “Estação Cultura”, da FM Cultura, com apresentação de Liz de Bortoli (Espaço Lupicínio Rodrigues – 4º andar)
19h – Abertura oficial do evento
DJ Piá apresenta os músicos Rafael Brasil, Deluce e André Buchfink no Espaço Lupicínio Rodrigues (4º andar)
15 de abril (sexta-feira)
13h30 às 17h – Discotecagem com DJ Anderson no Espaço Lupicínio Rodrigues (4º andar)
18h – 30 minutos de Música com Jahn Berwig (Passarela 4º andar)
18h30 às 20h – Bate papo “Mixando Ideias” com DJ Piá, DJ Anderson e Porã no Auditório Luis Cosme (4º andar)
20h às 21h – Exibição do documentário 30 anos de “Rock Grande do Sul”, sobre a coletânea da RCA produzida em 1986 , com Porã, no Auditório Luis Cosme (4º andar)
16 de abril (sábado)
13h30 às 17h – Discotecagem com DJ Anderson no Espaço Lupicínio Rodrigues (4º andar)
14h às 17h – Oficina “Técnicas Básicas de Discotecagem e Scratches”, com DJ Piá, na Sala Irmãos Moritz (4º andar)
15h30 às 17h – Bate-papo “O Vinil na Atualidade” com os músicos Pedrinho Figueiredo, Carlinhos Carneiro e jornalistas Edu Santos e Roger no Auditório Luis Cosme (4º andar)
17h – Show “30 Minutos de Música” com banda Eletroacordes (Passarela 4º andar)
18h às 20h – Exibição do filme “A Casa Elétrica”, dirigido por Gustavo Fogaça, no Auditório Luis Cosme (4º andar)
17 de abril (domingo)
15h às 19h – Festa de encerramento com o DJ Piá, Banda Hellsinki, Maí Yandara e Grupo 3SoloS na Travessa dos Cataventos (térreo)
Por: Cultura