No dia 22 de maio, domingo, às 18h, a orquestra leva obras de compositores como Mozart, Verdi, Villa-Lobos e Piazzolla ao Teatro Sesc da cidade. A regência da apresentação, promovida pela Ospa em parceria com a Corsan, é de Evandro Matté, e os solos, da soprano Raquel Fortes.
O público de Canoas pode se preparar para um fim de tarde musical. No dia 22 de maio, domingo, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre leva sua música ao Teatro do Sesc da cidade. O concerto, terceiro da Série Interior 2016, conta com a regência do diretor artístico da Ospa, maestro Evandro Matté, e um repertório com obras de compositores de diversos estilos, nacionalidades e épocas – de Mozart a Piazzolla. Raquel Fortes, soprano, é a solista da apresentação, promovida pela Ospa em parceria com a Corsan. É às 18h, com entrada franca mediante retirada de senhas no local, uma hora antes do espetáculo.
Sobre o programa
O repertório contempla obras de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) como a Sinfonia nº 35, chamada “Haffner”, e “A Rainha da Noite”, ária da sua famosa ópera “A Flauta Mágica”. Esta e “Caro Nome”, fragmento da ópera “Rigoletto” de Giuseppe Verdi (1813-1901), ganharão forma na voz de Raquel Fortes, escolhida entre mais de 30 cantores durante seleção da Ospa específica para solistas da Série Interior de concertos. O programa tem ainda música latino-americana, como o Prelúdio das “Bachianas nº4”, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), a “Dança Brasileira nº1”, de Camargo-Guarnieri (1907-1993), e “Libertango”, de Astor Piazzolla (1921-1992). Composições de Johann Strauss II (1825-1899), conhecido como o “Rei das Valsas” da Viena de sua época, também serão apreciadas, assim como a “Abertura Coriolano” de Ludvig van Beethoven (1770-1827).
Sobre a Série Interior de Concertos
Depois da inédita inauguração de Temporada de 2015, ocorrida pela primeira vez na história da orquestra no Interior do Estado, a Ospa voltou a fazer o concerto de abertura do ano fora de Porto Alegre em 2016, reforçando a meta de tornar mais constante sua presença pelas diferentes cidades do RS. A “Série Interior” de apresentações concretiza esse compromisso, colocando municípios diversos na rota da orquestra. Promovida pela Fundação em parceria com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), a série leva alguns dos mais qualificados maestros e solistas gaúchos a Teatros, Igrejas e Auditórios de todo a região.