Na mostra “Escuta”, o artista sonoro Marcelo Armani apresenta, na Casa Das Artes Villa Mimosa, uma série de obras produzidas entre 2014 e 2015. Estarão expostos trabalhos como a instalação sonora “Carne Seca” que integrou a 10ª Bienal do Mercosul, além de três trabalhos inéditos no Estado do Rio Grande do Sul, “À Capela”, “Bambus” e “Concerto para Cocho”, produzidos durante o programa de residência artística Rural. Scapes, em uma antiga fazenda de café, localizada na cidade de São José do Barreiro, interior de São Paulo.
Esses projetos estão articulados em instalações sonoras multicanais, amplificando espacialidades, plasticidades e as sensações desse material invisível. O artista utiliza uma variedade de técnicas e processos na composição de peças sonoras e suportes visuais que os aproxima de conceitos presentes na música eletroacústica e concreta, no ready made, no conceitualismo e na landart. As peças são o resultado de diferentes registros extraídos da paisagem acústica, utilizando microfones de contato, subaquáticos e shotguns, que são tratados e manipulados através de softwares de áudio e inseridos num diálogo com elementos visuais, como a fotografia e a escultura.
Armani retrata, assim, questões políticas, sociais, religiosas, geográficas e culturais, vinculadas às relações do homem com o tempo e o espaço, em narrativas que lidam com a construção de mapeamentos sonoros efêmeros, presentes na rede do convívio humano, em suas condições ambientais e arquitetônicas.
Serviço:
Mostra “Escuta”
Casa das Artes Villa Mimosa – Av. Guilherme Schell, 6270, Canoas
Abertura: 21 de julho, às 19 horas
Visitação de 22 de julho a 04 de setembro, de terça a sexta, das 09h às 18h; sábados e domingos, das 14h às 19h.
Por: Liane Strapazzon