O Festival de Cinema Polonês, que entra em cartaz no Cine Santander Cultural no final de julho, exibe ao público brasileiro, desde 2009, as melhores produções cinematográficas da Polônia, em sua maioria inéditas no país. A 6ª mostra reúne seis longas de ficção e seis curtas documentários que circulam pelos principais centros culturais do Brasil: Rio de Janeiro (CCBB), São Paulo (CCBB e SESC Pinheiros), Brasília (CCBB), Curitiba (Cinemateca), Fortaleza (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura), Porto Alegre (Santander Cultural) e Belo Horizonte (Fundação Clóvis Salgado), entre os meses de junho e agosto.
Nesta edição, o objetivo é destacar novos talentos e apresentar obras contemporâneas produzidas entre 2012 e 2015. “O cinema polonês é considerado um dos mais expressivos do mundo, graças ao trabalho de grandes diretores como Andrzej Wajda, Krzysztof Kieslowski, JerzySkolimowski ou Roman Planski. Porém, o cinema polonês atual e seus realizadores são desconhecidos por grande parte do público brasileiro. Queremos ampliar essa lista de diretores e apresentar outros nomes interessante da nova geração, que estão produzindo filmes de impacto, ressonante e premiados neste novo século, como: Jan Komasa, Tomasz Wasilewski,Bodo Kox e Tomasz Śliwiński,” explica Ewa Zukrowska, cocuradora e produtora do Festival no Brasil.
Entre os longas, está o premiado Prédios Flutuantes que conta sobre o desejo proibido e a busca de identidade; a história dos irmãos Jacek , Tomak e Magda no título A Moça do Armário – considerada a melhor estreia dos últimos anos. A nova geração que se comunica pelo Skype e Facebook aparece no longa A Promessa. O começo da carreira de um famoso cardiologista que, apesar da dura realidade comunista, revolucionou a medicina polonesa é contado no filme Deuses. Uma investigação sobre a morte de uma jovem mulher em Jeziorak. E por fim, uma história universal da juventude e amor, tendo como plano de fundo uma guerra, em Varsóvia 44.
O destaque fica por conta de curtas documentários com curadoria da Fundação de Cinema em Cracóvia – um dos organizadores mais antigo dos Festivais de cinema na Europa, dedicado a curtas e animação. O programa consiste em obras realizadas pelas melhores escolas de cinema na Polônia. Entre os títulos, estão: Nossa Maldição, indicado ao Oscar de melhor documentário em curta-metragem e O Objeto, vencedor da menção especial no Festival de Sundance em 2015.
O Festival é uma realização conjunta do Centro Cultural Banco do Brasil, Instituto Polonês de Cinema, Embaixada da Polônia em Brasília, Agência Mañana e a Fundação de Cinema de Cracóvia, que juntos promovem produções cinematográficas polonesas no Brasil.
Festival de Cinema Polonês
28 de jul – qui
15h – Programa de Curtas da Polônia 1 Vários Diretores
17h – Jeziorak Michal Otlowski
19h – Deuses Lukasz Palowski
Sessão comentada pelo músico Tiago Halewicz
29 de jul – sex
15h – Programa de Curtas da Polônia 2 Vários Diretores
17h – A Moça do Armário Bodo Kox
19h – Prédios Flutuantes Tomasz Wasilewski
30 de jul – sáb
15h – Varsóvia 44 Jan Komasa
17h – As Mãos de Orlac Robert Wiene
Sessão especial musicada ao vivo pelo artista Diego Poloni
31 de jul – dom
15h – A Promessa Anna Kazejak
17h – Programa de Curtas da Polônia 1 Vários Diretores
19h – Jeziorak Michal Otlowski
2 de ago – ter
15h – Deuses Lukasz Palowski
17h – Programa de Curtas da Polônia 2 Vários Diretores
19h A Moça do Armário Bodo Kox
3 de ago – qua
15h – Prédios Flutuantes Tomasz Wasilewski
17h – Varsóvia 44 Jan Komasa
19h – A Promessa Anna Kazejak
SINOPSES
DEUSES
Bogowie, Polônia, 2014, cor, 112 min
O filme narra a trajetória do cardiologista Religa, que em 1985 realizou o primeiro transplante de coração na Polônia. Ele proporcionava aos pacientes a certeza de que faria tudo para salvá-los. Não era religioso, mas a palavra “santo” se apegou a ele.
D: Lukasz Palowski. G: Drama/Biografia. CI: 16 anos.
Sessão comentada – 2 de julho – 19h
Tiago Halewicz – Diretor cultural da Casamundi Cultura. Pianista, graduado em Música pelo Instituto de Artes da UFRGS, atua como músico e pesquisador na área de cultura polonesa.
JEZIORAK
Jeziorak, Polônia, 2014, cor, 94 min
Iza Dereń, uma policial de um vilarejo, conduz uma investigação sobre a morte de uma jovem mulher. Ao mesmo tempo ocorre a busca de dois policiais desaparecidos em serviço – um deles parceiro de Iza e pai de gêmeos que estão para nascer.
D, R: Michal Otlowski. G: Policial/Drama. CI: 16 anos.
A MOÇA DO ARMÁRIO
Dziewczyna z Szafy, Polônia, 2012, cor, 88 min
Três vizinhos solitários se alienam e se isolam de formas diversas. Jacek busca contatos pela internet, seu irmão Tomek tem um disfunção cerebral e Magda passa seu tempo reclusa em seu apartamento. O que aconteceria caso os três se tornassem amigos?
D, R: Bodo Kox. G: Drama. CI: 16 anos.
A PROMESSA
Obietnica, Polônia, Dinamarca, 2014, cor, 93 min
Lila é uma adolescente que descobre que seu namorado, Janek, a traiu com outra garota. Buscando vingança, ela inicia uma sequência de eventos que não poderá mais impedir, levando a terríveis consequências.
D: Anna Kazejak. G: Drama/Thriller. CI: 16 anos.
PRÉDIOS FLUTUANTES
Plinace Wiezowce, Polônia, 2013, cor, 89 min
Kuba é um dos atletas mais promissores da Academia de Educação Física e vive com a namorada. Ao conhecer Michal em uma festa, nasce um forte laço entre os dois homens, o que desperta a homossexualidade de Kuba.
D, R: Tomasz Wasilewski. G: Drama/Romance. CI: 16 anos.
VARSÓVIA 44
Miasto 44, Polônia, 2014, cor, 122 min
Em 1944, na Varsóvia ocupada, Stefan trabalha para sustentar a família. O exército clandestino polonês decide atacar os alemães – enfraquecidos, em fuga para o Oeste. Mas a felicidade dura pouco quando o exército inimigo invade em peso a Varsóvia.
D, R: Jan Komasa. G: Drama. CI: 16 anos.
PROGRAMA DE CURTAS DA POLÔNIA 1
O Programa de Curtas da Polônia 1 tem os seguintes títulos: Objeto (D: Paulina Skibinska, 2015, 15 min), Nossa Maldição (D: Tomasz Sliwinski, 2013, 28 min), Rogalik (D: Pawel Ziemilski, 2012, 17 min). CI: Livre.
PROGRAMA DE CURTAS DA POLÔNIA 2
O programa de Curtas da Polônia 2 tem os seguintes títulos: Superunidade (D: Teresa Czepiec, 2014, 19 min), Ponto de Partida (D: Michal Szczesniak, 2014, 25 min), Sete Homens de Diferentes Idades (D: Slawomir Witek, 2013, 12 min). CI: 12 anos.
SERVIÇO
Programação regular: R$ 10,00
Pessoas acima de 60 anos e estudantes (programação regular): R$ 5,00
Funcionários e clientes Santander têm entrada franca nos dias de programação regular (ingressos limitados).
Programação sujeita a alteração
85 lugares – Dolby Digital
Ar-condicionado
Acesso para portadores de necessidades especiais
Por: Mariele Salgado