Orquestra de Câmara da Ulbra apresenta cortina lírica com árias de óperas de Mozart

No próximo Domingo Clássico Juvenil, a Orquestra de Câmara da Ulbra promete encantar os amantes da música vocal de Mozart. Será apresentada uma cortina lírica, com a participação de três sopranos gaúchas de carreira internacional: Rosimari Oliveira, Yasmini Vargas* e Carolina Veloso. Sob regência de Tiago Flores, o programa fará uma mostra rica e diversa da música do período Clássico, com trechos de óperas como Ascanio in Alba, Lucio Silla, Mitridate re di Ponto e La Clemenza di Tito, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791); além da divertida obra de Luigi Boccherini (1743 – 1805). O espetáculo ocorre no domingo (4/9), às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil, com entrada franca.

Orquestra Ulbra_credito Equipe Nathan carvalho (9)

A apresentação inicia com obras de Mozart. A primeira, instrumental: Serenata em RéM – KV 239, que terá a participação dos solistas Emerson Kretscmer (violino), Marcio Cecconello (violino), Vladimir Romanov (Viola), Walter Schinke (contrabaixo), Diego Silveira (tímpano).  Em seguida, a Orquestra recebe Rosimari Oliveira, para a interpretação da ária Se tutti i mali miei KV 83, com texto de Pietro Metastasio, e Si il labro piu non disse, da ópera *Ascanio in Alba*.  Ainda da mesma ópera, a cantora Yasmini Vargas interpreta a ária Al chiaror di que beirai.

Yasmini também será a solista em Recitativo e ária: In un istante… Parto, m’affretto, da ópera Lucio Silla. Para finalizar o repertório de Mozart, Carolina Veloso sobe ao palco para dar voz à ária Tu sai per chi m’accese, da ópera Mitridate re di Ponto; e S’altro che lacrime, de La Clemenza di Tito.

O programa se encerra com a execução de La musica notturna di Madrid, de Boccherini. A obra é uma realização da chamada “música programática”, gênero que tem por objetivo evocar ideias ou imagens extra-musicais na mente do ouvinte, representando musicalmente uma cena, imagem ou estado de ânimo.

 

ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA: DOMINGO CLÁSSICO JUVENIL

Quando: Domingo (4/9), às 19h

Onde: Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marquês do Herval, 280)

Entrada Franca

 

 

Por: Raphaela Donaduce Flores