Flashes, aplausos e alguns passos de dança. Estes foram alguns dos elementos que marcaram a apresentação do grupo Os Remanescentes na tarde de terça-feira (13), na Estação Sapucaia da Trensurb, no município de Sapucaia do Sul. Diversos usuários que passaram pelo local aproveitaram para registrar o evento fazendo fotos e vídeos com seus smartphones. Durante a execução de clássicos do samba e de Ary Barroso – temas desta edição do projeto cultural Arte nos Trilhos -, algumas pessoas dançaram no espaço da estação e, ao final de cada música, ouviam-se salvas de palmas. Diego Mariano Rosa, um dos presentes, elogiou com entusiasmo os músicos. “Ainda não os conhecia, mas adorei, deram um verdadeiro show”, declara o usuário do metrô, que aproveitou inclusive para fazer selfies com os artistas.
O Arte nos Trilhos está acontecendo desde 2 de dezembro – Dia Nacional do Samba – e já passou pelas estações Mercado, Mathias Velho, Esteio e Sapucaia. Os próximos shows acontecem na sexta-feira (16), na Estação São Leopoldo, e na próxima terça-feira (20), na Estação Novo Hamburgo. Ambas as apresentações começam às 18h, com previsão de uma hora de duração.
Os Remanescentes
Ary Barroso
Sua obra conquistou o Brasil e o mundo, com gravações de grandes artistas, como Francisco Alves – intérprete original deAquarela do Brasil –, Carmen Miranda e Frank Sinatra, e presença em produções do cinema nacional e hollywoodiano. Ary Barroso destacou-se também como locutor esportivo e apresentador de rádio e TV. Na música, além de inaugurar o samba-exaltação, compôs também canções passionais de sucesso como Morena boca de ouro e Pra machucar meu coração.
Nascido no dia 7 de novembro, em Ubá, Minas Gerais, Ary perdeu os pais aos oito anos e foi criado pela avó materna. Aos 12, começou a trabalhar no cinema da cidade natal como pianista auxiliar. Após receber uma herança, aos 17 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar Direito. Formou-se somente em 1929, porém nunca exerceu a profissão. Costumava tocar piano em cinemas e cabarés para se sustentar. Nos anos 30, consolidou sua carreira como compositor. Morreu em 9 de fevereiro de 1964, durante o carnaval, horas antes da escola Império Serrano desfilar com um samba-enredo em sua homenagem.
O projeto
Com patrocínio da Caixa Econômica Federal, o Arte nos Trilhos leva cultura e entretenimento aos usuários da Trensurb anualmente desde 2008 – com edições, também, entre 2000 e 2004. Sempre nos últimos meses do ano, diversos artistas apresentam-se nas estações, dando um tom diferenciado à rotina do metrô gaúcho. A produção é de Bonella Produções.
Já participaram do projeto, nomes importantes da cultura gaúcha, como o cantor e compositor Bebeto Alves, o Grupo de Teatro Oigalê, a Orquestra de Flautas, Instituto Brasilidades, Gaspo Harmônica, Família Sarará, Karine Cunha, Karen Volkmann & Federico Trindade, Urbanus In Natura, Marcus Bentto, Canta Brasil, Zamba Ben, Brilho da Lata, grupo Teatro Ideia Ação, Companhia Atmosfera, entre muitos outros.
Serviço
Arte nos Trilhos 2016 – Ary! Isto aqui o que é?
Apresentações do grupo Os Remanescentes, sempre às 18h nos dias:
16/12 – Estação São Leopoldo
20/12 – Estação Novo Hamburgo