A movimentação para o período pós-Rock in Rio começa bem. Há muito esperado, o Green Day acertou turnê no Brasil. A banda americana chega no início de novembro para série de shows, em viagem que inclui outros países da América do Sul. A agenda do trio por aqui ainda não está totalmente definida, mas, segundo o jornalista José Norberto Flesch, do jornal Destak, além de São Paulo, parada basicamente obrigatória para qualquer banda em turnê no país, há uma reserva de data para a banda em Curitiba.
Na vinda anterior ao Brasil, em 2010, o Green Day tocou em São Paulo, Rio, Porto Alegre e Brasília. O show em Porto Alegre foi antológico, com um Billie Joe inspirado e banda afinada em três horas de show e 32 músicas tocadas para 12 mil pessoas no Gigantinho. Na época, a banda classificou, em seu twitter, o show da capital gaúcha como um dos “três mais loucos” em 20 anos de carreira.
2 things.Last night in porto alegre was top 3 craziest shows we ever played!And tonight is AI 200th performance! Congrats to the cast!!!!!
— Green Day (@GreenDay) 14 de outubro de 2010
Duas horas
Desta vez a banda vem para promover o álbum “Revolution Radio”, lançado no ano passado. Os shows têm sido longos – como é habitual na carreira do grupo -, com duração de até duas horas.
O Green Day fez um aquecimento para a atual turnê tocando em casas pequenas, nos EUA, em formato mais intimista, com pouca produção visual e, normalmente, ingressos esgotados. Depois, partiu para os shows em arenas e estádios.
O repertório atual de quase 30 músicas alterna canções do novo disco, como “Youngblood” e “Bang Bang”, com clássicos da carreira. O vocalista Billie Joe Armstrong, 45, emenda “Basket Case” com “She”, por exemplo, na parte final da apresentação, como fazia também em 2010. Da mesma forma, a banda costuma voltar ao palco para o bis duas vezes.
Fonte: José Norberto Flesch/Jornal Destak