Santander Cultural apresenta os argentinos Liliana Herrero e Pedro Rossi em abril

Em abril, o projeto Ouvindo Música do Santander Cultural traz o duo argentino formado por dois dos mais prestigiados músicos do referido país: Liliana Herrero e Pedro Rossi. A apresentação é dia 29, sábado, às 17h, e os ingressos já estão à venda. No Fazendo Música, a Oficina de Choro Santander Cultural inicia o segundo mês do ano com mais de 300 alunos, em aulas que compreendem diversos campos da música, como leitura rítmica, harmonia, sopros, violão e voz-coro. As aulas são ministradas nas salas multiuso, separadamente, com apresentação de uma grande banda com todos os alunos aos sábados, às 17h. A equipe de professores contempla nomes destacados no estado, como Mathias Pinto, Samuca do Acordeon, Elias Barboza, Guilherme Sanches, Lucian Krolow, Alexandre Susin, além de Mônica Kern na produção executiva e comunicação.

LILIANA HERRERO
Respeitada e admirada por seus colegas, participante fundamental do canto popular de seu país, Liliana Herrero renova a estética do folclore argentino levando ao primeiro plano a emoção de sua voz. Ganhadora dos mais prestigiados prêmios da Argentina, como Prêmio Universitário de Cultura 2012 da Universidade Nacional de Córdoba; a Menção de Honra Senador Domingo Faustino Sarmiento 2012 conferido pelo Senado da República Argentina; Prêmio “La Trayectoria em la Mùsica” 2012 do Fundo Nacional de Artes e vários Prêmios Gardel em diferentes anos, além de receber de Mercedes Sosa a definição de “a voz que a Argentina merece”. Intérprete do folclore argentino e professora universitária de filosofia, nasceu em Villaguay, província de Entre Ríos. Iniciou sua vida artística nos anos 60, mas lançou seu primeiro trabalho discográfico em 1987, após o fim da ditadura, impulsionada pelo artista Fito Paez, seu grande amigo, que participou da produção artística de seus discos seguintes “Esa Fulanita” e “Isla del Tesoro”. Em sua extensa carreira, dividiu o palco com artistas como Juan Falú, Fito Paez, Gerardo Gandini, Hugo Fattoruso, Raúl Barboza, Tereza Parodi, Adrián Iaies, Luis Alberto Spinetta e Hermeto Paschoal, dentre outros nomes importantes. Apresentou-se nos principais palcos do mundo, como a Maison de l’Amérique Latine (Paris), Foro de organizações não governamentais da mulher (Pequim, China), Argentine Music & Film Festival (Londres), Festival Porto Alegre Em Cena (Porto Alegre), Festival Río Garonne (Toulouse, França), Clamores (Madrid), Mercado Cultural (Salvador, Bahia) e La Mar de Músicas (Cartagena, Espanha), entre outros, além de giras em vários países. No cinema e televisão, participou de diversas trilhas, em filmes como Kamchatka, de Marcelo Piñeyro, de 2002; XXY de Lucía Puenzo, de 2007; e La próxima estación, de Pino Solanas, de 2008, dentre outros.

PEDRO ROSSI
Violonista, compositor e professor, Pedro Rossi lidera seu projeto solista de música original. Em suas obras explora novas possibilidades sonoras dentro da música popular argentina, tomando elementos rítmicos do folclore como o chamamé e a chacareira, passando também pelo tango e a milonga e incorporando elementos harmônicos da música contemporânea e abrindo portas a improvisação. Este material se viu plasmado na produção discográfica “El Viento Danza”, editada em 2010. Em 2011, participou do prestigioso Festival Guitarras del Mundo. Em 2012, compôs a música original para a obra de teatro “Señorita Julia”, dirigida por Marcelo Velázquez. Integra o grupo da cantora Liliana Herrero, com quem se apresentou em diversos países, como Argentina, Uruguai, Brasil, Equador e Cuba, entre outros, participando de seu último disco “Este Tiempo”, de 2011, ganhador dos Prêmios Gardel de Música 2012, nas categorias Melhor Álbum Artista Feminina de Folclore. Integrou também diversas formações da música popular argentina, tocando ao lado de nomes como Edgardo Cardozo e Nestor Acuña Cuarteto.

__________________________________________________________________________

LILIANA HERRERO E PEDRO ROSSI
Sábado, dia 29 de abril de 2017, às 17 horas
Santander Cultural – Rua Sete de Setembro, 1028 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS
Realização: Branco Produções
Evento: Liliana Herrero e Pedro Rossi | Porto Alegre

INGRESSOS
Valor Único – R$ 12,00

VENDA ONLINE: https://myticket.com.br/evento/1666/show-liliana-herrero-santander-cultural

PONTOS DE VENDA
Bilheteria do Santander Cultural
Horários: de terça a domingo, das 14h às 19h – Não abre aos feriados
Telefone: (51) 3287.5500
Email: scultura@santander.com.br
__________________________________________________________________________

SOBRE OFICINA CHORO E SAMBA DO SANTANDER CULTURAL
Entrada franca mediante inscrições
Mônica Kern | Produção executiva e comunicação
(51)99562.0271 | oficinadechorosantander@gmail.com

Quartas-feiras
10h às 11h: 1.Leitura Rítmica | 2.Harmonia | 3.Voz-coro | 4.Sopros
11h às12h: 5.Pandeiro e percussão | 6.Violão | 7.Voz-coro | 8.Cordas solo
14h às 15h: 9.Leitura Rítmica | 10.Harmonia | 11.Composição e improviso | 12.Cordas base
15h às 16h: 13.Pandeiro e percussão | 14.Sopros | 15.Teclas | 16.Composição e improviso

Sábados
14h às 15h: 17.Pandeiro e percussão | 18.Sopros | 19.Cordas solo | 20.Teclas | 21.Violão | 22.Cordas base
15h às 16h: 23.Voz-coro
15h às 17h atividades para todos os alunos e para a apreciação do público em geral, não é necessária inscrição: -Regionais – Apreciação Musical – Bandão