A Associação Gaúcha de Escritores (AGES), em parceria com o Sintrajufe-RS e o Centro Cultural CEEE-Erico Verissimo, está promovendo a edição 2017 do Prêmio AGES – Livro do Ano. As inscrições estão abertas desde o dia 24 de março e se estendem até o dia 5 de maio. O Prêmio será conferido aos melhores livros publicados em primeira edição por autores gaúchos ou residentes no Rio Grande do Sul no ano de 2016.
Os concorrentes serão divididos em oito categorias: narrativa longa (romance ou novela), narrativa curta (conto ou miniconto), poesia, literatura infantil, literatura juvenil, crônica, não ficção e especial. Não há limite de número de livros inscritos por autor. Ao livro mais votado, independente de categoria, serão concedidos o Prêmio AGES/Sintrajufe-RS e R$ 1 mil.
Na categoria especial pode ser inscrito qualquer livro que não se encaixe nas demais categorias, desde que contenham textos escritos – por exemplo, texto dramático, história em quadrinhos, coletâneas e livro de viagem.
Numa primeira fase, um júri composto por pessoas de notável conhecimento técnico-literário indicará os finalistas em cada uma das oito categorias. A partir disso, caberá aos associados da AGES escolher o livro vencedor de cada categoria. Os vencedores do Livro do Ano receberão um troféu, criado pela artista plástica Lília Manfrói.
“É um prêmio de escritor para escritor, pois são os próprios escritores associados da AGES que votam e elegem os premiados. O objetivo do Prêmio, que está em sua 15ª edição, é valorizar os escritores gaúchos e a sua produção literária, além de incentivar a leitura”, explica o presidente da entidade, Christian David.
O regulamento do Prêmio pode ser acessado no site da AGES em http://ages.org.br/livrodoano2 017.pdf
Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails ages@ages.org.br ou cndavid13@gmail.com.