Na sexta-feira, dia 23 de junho, será realizado o segundo dia de programação do Matinê. Desta vez, o evento acontece na Fundação Pão dos Pobres, na Cidade Baixa.
O evento, que tem como conceito festival de cinema a céu aberto, já havia sido adiado por duas vezes no mês de maio por causa do mau tempo. O evento então foi reprogramado para os dias 3 e 4 de junho, cuja previsão era de sol. No dia 3 de junho, o evento aconteceu de forma extraordinária, contando com um público de mais de 5 mil pessoas que circularam ao longo da programação, com diversas oficinas e uma tela de cinema montada em pleno Parcão. Mas infelizmente a chuva voltou a cair na cidade, impossibilitando de ser executado o segundo dia de programação que ocorreria no dia 4.
A programação que será executada neste dia 23 de junho na Fundação Pão dos Pobres será a mesma, porém em horários diferenciados. As oficinas* serão ministradas apenas para os alunos da Fundação. As demais atividades serão abertas ao público.
Matinê é financiado pelo Pró-Cultura RS através do patrocínio da NET CLARO, tem apoio da Mosaico Cultural e Conteúdo Gestão Cultural, e realização da Olelê e do Grupo Austral.
Projeto Matinê – 2º dia
23 de junho, sexta-feira
Local: Fundação Pão dos Pobres (Rua da República, 801 – Cidade Baixa)
Horário: 10h às 22h
Evento gratuito.
Programação:
23 de junho, sexta-feira
10h – Oficina de Efeitos Especiais*
14h – Mostra Curta Pró-Cultura RS
14h – Oficina de Stop Motion*
15h – Exibição do filme de animação O Menino e o Mundo (Alê Abreu)
16h – Vivência de cinema “Um Dia de Estrela”*
18h30 – Bate–papo com a diretora Maíra Coelho e exibição de Os Retirantes
19h30 – Exibição do longa metragem Saneamento Básico (Jorge Furtado – 2016)
21h – Show com Cine Floyd
22h – término
Exibição de filmes
Será exibido O Menino e o Mundo, de Alê Abreu e Saneamento Básico, de Jorge Furtado, além de filmes curta-metragem financiados pelo Pró-Cultura RS.
Bate-papo
O bate-papo será realizados com a diretora Maíra Coelho. A conversa será mediada pelo jornalista Roger Lerina.
Vivência de cinema*
Para esta oficina, o evento disponibilizará um set de filmagem e os alunos terão acesso a figurinos e adereços para encenar um momento clássico do cinema. As cenas utilizadas para vivência de cinema serão inspiradas na obra do eterno Chaves, Roberto Bolaños. Seus personagens e estórias são amplamente conhecidos do grande público, e possuem um viés interessante para que famílias possam brincar de fazer cinema. Sob a direção técnica da Cena Um Produções e do diretor Rafa Cambará, as cenas filmadas serão editadas e disponibilizadas posteriormente na internet, além de serem exibidas durante o evento.
Oficina de efeitos especiais*
A oficina de maquiagem de efeitos especiais para cinema terá duração de duas horas e será ministrada pela maquiadora Luana Zinn. O público conhecerá os materiais, suas aplicações e as técnicas utilizadas, concluindo com execução prática do aprendizado uns nos outros.
Oficina de animação*
Os oficinandos receberão informações sobre construção de bonecos, técnicas de manipulação, captação e edição de imagens. Coletivamente criarão e executarão uma cena com os protótipos. As imagens serão e estarão disponíveis nas plataformas do evento para a difusão do projeto nos meios de comunicação virtuais. Será ministrada pelo bonequeiro Nando Rossa e terá duração de duas horas.
Show musical
O show musical será apresentado pela banda Cine Floyd. Diz a lenda que aclamado álbum do Pink Floyd, Dark Side of the Moon, de 1973, foi composto em sincronia com o filme O Mágico de Oz, de 1939. Para se comprovar ou desmentir essa lenda, a banda Cine Floyd executará ao vivo o álbum, simultaneamente à exibição do filme. O mesmo acontecerá com a música Echoes – com duração de mais de 23 minutos – que será executada simultaneamente com o filme 2001 Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick, de 2001.
Por: Aline Fiabane