Depois de uma temporada de estreia em abril com sessões lotadas e sucesso de crítica, Fala do Silêncio retorna à Sala Álvaro Moreyra no dia 7 de julho. Com direção de Patrícia Fagundes, a montagem também foi selecionada para a programação oficial do Porto Alegre em Cena.
O ESPETÁCULO
A nova produção da Cia. Rústica tem bateria, guitarra e muita música em cena, além de momentos em que a ausência de som promete dizer muito. Fala do Silêncio traz um triângulo amoroso formado pelos atores Lisandro Bellotto, Priscilla Colombi e Leonardo Machado – um dos mentores do projeto que retorna aos palcos após nove anos atuando apenas no cinema. Na trama, a paixão tem como pano de fundo os movimentos políticos e sociais do país e do mundo na última década. A dramaturgia, desenvolvida durante os ensaios a partir memórias e fatos históricos, também tem como fonte de inspiração a obra Traições, do vencedor do Prêmio Nobel de Literatura Harold Pinter, em 2005.
A trilha sonora é executada ao vivo pelos atores que cantam e tocam os instrumentos. No repertório, canções conhecidas e outras criadas especialmente para a montagem. Como cenário, um sofá-cama, uma mesa, três cadeiras, muitas garrafas, uma bateria e uma guitarra. Utilizado de forma inusitada, o mobiliário torna-se instrumento para desvios coreográficos que transcendem o comum.
Para ambientar esse turbilhão de emoções e acontecimentos, um telão no fundo do palco serve como suporte de projeção de imagens que marcaram o Brasil e o mundo nesse período: guerras, sucessões presidenciais, protestos, terrorismo, conquistas sociais – assim como imagens dos atores na cidade. Tudo se integra à cena. A peça dá continuidade à investigação da cena como estado de encontro. Uma marca do grupo que já encenou produções premiadas, como Cidade Proibida (2013), Natalício Cavalo (2013) e Clube do Fracasso (2010). Dessa vez, o público vai se deparar com um espelho para nossas palavras, nossos silêncios, o que amamos, traímos e desejamos.
FICHA TÉCNICA:
ELENCO: Leonardo Machado, Lisandro Bellotto e Priscilla Colombi; DIREÇÃO E COMPOSIÇÃO DRAMATÚRGICA: Patrícia Fagundes, a partir de Traiçõesde Harold Pinter;. VÍDEOS: Mauricio Casiraghi; TRILHA SONORA: Leonardo Machado, Priscilla Colombi e grupo; COLABORAÇÃO MUSICAL: Simone Rasslan; GRAVAÇÃO E MIXAGEM: Duca Duarte; ILUMINAÇÃO: Lucca Simas; FIGURINO: Carol Scortegagna; PAINEL: Alex Ramirez; PRODUÇÃO GERAL: PatrÍcia Fagundes e Leonardo Machado; ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO: Di Nardi; ARTE GRÁFICA: Marcos Verza; COLABORAÇÕES COREOGRÁFICAS: Marco Rodrigues; REALIZAÇÃO: Cia. Rústica.
Criada em 2003, em Porto Alegre, a companhia articula um espaço de trabalho entre artistas plurais, desenvolvendo vários projetos, que reúnem montagem, investigação, ação pedagógica e social. Já levou aos palcos espetáculos de sucesso, apresentados em várias cidades brasileiras. O primeiro projeto da trupe foi a trilogia Em Busca de Shakespeare, composta pelas montagens A Megera Domada (2008), Sonho de uma Noite de Verão (2008) e Macbeth (2004).
Além de espetáculos de sala, a Cia Rústica desenvolve um projeto continuado que investiga a cena na rua e a intervenção urbana, composto por montagens como Desvios em Trânsito (2010) e Feito Criança (2015).
Por: Léo Sant´Anna