Rosamaria Murtinho e Leticia Spiller estrelam “Dorotéia”, em cartaz de sexta a domingo, no Theatro São Pedro

Para comemorar seus 60 anos de carreira, Rosamaria Murtinho interpreta a protagonista e vilã Dona Flávia na peça Dorotéia. Encabeçando o elenco de mais dez atores, Rosamaria e Letícia Spiller, interpretando Dorotéia, encenam pela primeira vez um Nelson Rodrigues nessa montagem que tem direção e encenação de Jorge Farjalla, mantendo e ampliando o diálogo com questões contemporâneas. A montagem realiza apresentações nos dias 21 e 22 de julho, sexta e sábado, às 21h, e no dia 23 de julho, domingo, às 18h, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Confira valores e venda de ingressos no Serviço.

A montagem, na qual o sagrado e o profano caminham juntos, estreou em fevereiro de 2016 no Rio de Janeiro e realizou quatro temporadas na cidade sempre com casa lotada. Excursionou também por Uberlândia, Araxá, Maceió, Recife e Salvador, com grande sucesso de público e crítica. Em 2017, fez sua estreia na Capital Paulista com temporada de dois meses.

Escrita em 1949, Dorotéia fecha o ciclo das obras do teatro desagradável de Nelson Rodrigues, intitulado pelo crítico Sábato Magaldi como “peças míticas” sendo a única farsa escrita pelo autor. O texto é uma ode à beleza da mulher onde a heroína, título da obra, segue em busca da destruição de sua própria beleza para se igualar a feiura de suas primas Dona Flávia, Maura e Carmelita.

Matriarca da família, Dona Flávia recebe Dorotéia, ex-prostituta que largou a profissão após a morte do filho e vai buscar abrigo na casa de suas primas, onde vivem também Maura e Carmelita, num espaço sem quartos e onde há 20 não entram homens. Três viúvas puritanas e feias que não dormem para não sonhar e, portanto, condenadas à desumanização e à negação do corpo, dos sentimentos e da sexualidade. Arrependida, Dorotéia procura abrigo na sua família e é, em alguns momentos, questionada por Dona Flávia, a prima mais velha, que, mesmo com sua raiva, implicância e orgulho, faz de tudo para removê-la da ideia, às vezes com uma nesga de afeto, de fragilidade e disfarçados gestos de acolhimento, mas contando que ela aceite as condições de viver naquela casa. Dorotéia, linda e amorosa, nega o destino e entrega-se aos prazeres sexuais. Este é seu crime e por ele pagará com a vida do filho e buscando a sua remissão.

Na história desta família de mulheres, o drama se inicia com o pecado da avó que amou um homem e casou-se com outro. É neste momento que recai sobre todas as gerações de mulheres da família a “maldição do amor”. Elas estão condenadas a ter um defeito de visão que as impede de ver qualquer homem, se casam com um marido invisível e sofrem da náusea nupcial – único sinal de contato que teriam em toda vida com o sexo masculino. Em troca de abrigo, Dorotéia aceita se tornar tão feia e puritana como as primas.

O motivo central que organiza a peça é o dilaceramento do espírito humano e o delírio que se constitui através da fissura, das vontades. As personagens são “fissuradas” por algo que não podem ter: o sexo. A convivência entre prazer e pureza em que ao mesmo tempo são cortadas ao meio pela tensão daí decorrente, que termina por destruir as formas de vida, ou seja, a personagem central pecou e se arrependeu. Arrependeu? Nem tanto, pois sob a instigação de Dona Flávia, para concluir sua purificação pela feiura e pela doença incurável deve pecar novamente com Nepomuceno, o senhor das chagas. Dorotéia é uma mistura de sonho, pesadelo, desatino e destino irremediável. Por um momento paira a esperança de que a maldição não se cumprirá, mas ela é irreconhecível.
De todos os símbolos presentes na obra, o mais enigmático para os dias de hoje é o do “Jarro”, pois ele representa a imagem do espaço do prostíbulo, graças ao uso que dele faziam as mulheres, sobretudo as prostitutas na precariedade de seus ambientes, para se lavar depois do ato sexual.

O uso do símbolo presente na obra, “uma casa sem móveis”, é o fio condutor para essa encenação onde o espectador está junto com o ator, diminuindo assim, a distinção entre palco e plateia. Assim, o texto “Rodrigueano” ganha outro valor, tanto para os atores quanto para o público, pois as interpretações são baseadas no íntimo das relações entre ator/público e ator/espaço, propondo assim uma verossimilhança entre real e imaginário não presentes na obra. Nesta encenação o público é convidado a entrar literalmente na casa das primas de Dorotéia.

Outro ponto alto da encenação e que a diferencia das demais é o coro masculino, não presente na obra, intitulado pela direção como “Os Homens Jarro” que representam tanto a aparição do signo “jarro” como os homens que passaram pela vida da ex-prostituta. Esse coro permeia a encenação executando ao vivo os sons e a trilha do espetáculo.

O projeto Dorotéia surgiu do encontro entre a atriz Rosamaria Murtinho e o ator e diretor Jorge Farjalla, da Cia. Guerreiro, após uma apresentação do espetáculo “Paraíso Agora ou Prata Palomares”, de Zé Celso Martinez Correa. Enxergando nesse tipo de trabalho um uso diferenciado da pesquisa, da linguagem e da proposta cênica no uso do espaço, Rosamaria propôs uma parceria para comemorar seus 60 anos de carreira, produzindo o espetáculo.

FICHA TÉCNICA
Texto | Nelson Rodrigues
Direção e Encenação | Jorge Farjalla
Dramaturgia | Rosamaria Murtinho, Jorge Farjalla e Diogo Pasquim
Elenco | Rosamaria Murtinho, Leticia Spiller, Alexia Dechamps, Dida Camero, Jaqueline Farias e Maureen Miranda
Homens Jarro | Daniel Martins, Du Machado, Fernando Gajo, Neco Yaros, Pablo Vares e Samuel Melo
Direção Musical | João Paulo Mendonça
Produção Musical | André Américo, Daniel Martins, Du Machado, Fernando Gajo, Pablo Vares e Rafael Kalil
Eletrônica ao vivo e difusão| João Paulo Mendonça
Direção de Arte e Espaço Cênico | José Dias
Figurinos | Lulu Areal
Iluminação | Jorge Farjalla, Jessica Catharine e José Dias
Preparação Corporal | Jorge Farjalla
Preparação Vocal | Patrícia Maia
Maquiagem e Visagismo | Anderson Calixto
Fotografia | Carol Beiriz
Design Gráfico | Julia Sampaio
Ass. Direção | Diogo Pasquim e Raphaela Tafuri
Camareiro | José Lima
Contrarregra | Márcio da Silva
Produção Executiva | Sandra Valverde
Direção de Produção | Lu Klein
Realização | MRM Produções Artísticas
Produção Local: LITTLE JOHN ENTRETENIMENTO
Assessoria de Imprensa e Divulgação: SILVIA ABREU CONSULTORIA INTEGRADA DE MARKETING
Duração: 90 minutos
Recomendação: 16 anos

SERVIÇO

DOROTEIA
Com Rosamaria Murtinho, Letícia Spiller e grande elenco.
Dias 21, 22 e 23 de julho de 2017
Sexta feira e sábado, às 21 horas e domingo, às 18 horas
Theatro São Pedro – Praça Marechal Deodoro (Matriz), s/nº – Centro Histórico – Porto Alegre/RS
Fones: (51) 3227.5100 / 3227.5300
Duração: 90 minutos
Classificação: 16 anos
Realização: Little John
No Palco – Agenda completa: http://bit.ly/NOPALCOAgenda
Evento: Doroteia – Rosamaria Murtinho e Leticia Spiller | Porto Alegre

INGRESSOS
Plateia
Inteira – R$ 100,00
Meia Entrada – R$ 50,00

Cadeiras extras
Inteira – R$ 100,00
Meia Entrada – R$ 50,00

Camarote Central
Inteira – R$ 90,00
Meia Entrada – R$ 45,00

Camarote Lateral
Inteira – R$ 80,00
Meia Entrada – R$ 40,00

Galeria
Inteira – R$ 50,00
Meia Entrada – R$ 25,00

VENDA ONLINE
21/07 – http://vendas.teatrosaopedro.com.br/doroteia-21
22/07 – http://vendas.teatrosaopedro.com.br/doroteia-22
23/07 – http://vendas.teatrosaopedro.com.br/doroteia-23

PONTOS DE VENDA
Bilheteria do Theatro São Pedro – Praça Marechal Deodoro (Matriz), s/nº – Centro Histórico – Porto Alegre/RS

Horários de Funcionamento
De segunda a sexta, das 13h às 18h30 ou até o horário de início do espetáculo
Sábados e domingos, das 15h até o horário de início do espetáculo

Formas de Pagamento
Dinheiro, Visa (débito), Mastercard (débito) e Banricompras