Árias de óperas de Händel no Domingo Clássico da Orquestra da Ulbra

No próximo Domingo Clássico, a Orquestra de Câmara da Ulbra apresenta um programa inteiro dedicado à produção operística de Georg Friedrich Händel (1685-1759) – um dos grandes mestres do Barroco musical europeu. O concerto terá participação da solista Luísa Kurtz – premiada soprano gaúcha de carreira internacional, que vive na Itália desde 2010. Sob regência de Tiago Flores, o espetáculo será no domingo (3/9), às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil, com entrada franca.

Serão executadas árias das óperas Giulio Cesare (Abertura e “Piangero la sorte mia”), Deidamia(“Diè lusinghe, diè dolcezze”), Orlando (Abertura e “Quando spieghi i tuoi tormenti, amoroso rosignolo”), Serse  (“Se l’idol mio rapir mi vuoi”), Ottone (“Affanni del pensier, un sol momento”) e Alcina (“Ah! Mio cor! ”).

“As árias de óperas de Händel que interpretaremos são verdadeiras jóias da música vocal barroca. Algumas são mais e outras menos conhecidas, mas todas foram escolhidas por tocarem a alma do ouvinte de forma especial. Para mim será um enorme prazer interpretá-las junto à Orquestra da Ulbra e ao Maestro Tiago Flores”, comenta Luísa Kurtz.

Considerado um exímio compositor de óperas, cantatas e oratórios, obras-primas da polifonia vocal, Händel conquistou enorme fama em vida, tanto como compositor quanto como instrumentista, e mais de uma vez foi chamado de “divino” pelos seus contemporâneos. Sua música se tornou conhecida em muitas partes do mundo, foi de especial importância para a formação da cultura musical britânica moderna, e desde a metade do século XX tem sido recuperada com crescente interesse.

Luíza Kurtz é graduada em Canto com Menção Honrosa no Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (RS) e concluiu mestrado em Ópera no Conservatório Francesco Venezze de Rovigo, na Itália, sob orientação do soprano Luisa Giannini, com nota máxima e louvor. Venceu prêmios em concursos de canto na Itália e na Argentina. Interpretou a parte de soprano solista em inúmeras obras, apresentando-se como solista em palcos como o Auditorio Nacional Adela Reta de Montevidéu, Teatro Comunale di Adria-Itália, Sala São Paulo e Teatro Municipal de São Paulo, entre outros.

ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA | DOMINGO CLÁSSICO JUVENIL

Data: Domingo (3/9)

Horário: 19h

Local: Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280)

Entrada Franca – Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário, sugere-se doações de peças de roupas em boas condições, alimentos não perecíveis, livros e brinquedos, que serão doadas posteriormente às entidades beneficentes.

 

PROGRAMA

GEORG FRIEDRICH HÄNDEL <https://pt.wikipedia.org/wiki/Georg_Friedrich_H%C3%A4ndel>(1685-1759)

Giulio Cesare: Abertura

Deidamia: “Diè lusinghe, diè dolcezze”

Orlando: “Quando spieghi i tuoi tormenti, amoroso rosignolo”

Giulio Cesare: “Piangero la sorte mia”

 

INTERVALO

Orlando: Abertura

Serse: “Se l’idol mio rapir mi vuoi”

Ottone: “Affanni del pensier, un sol momento”

Alcina: “Ah! Mio cor!”

 

SOLISTA: LUISA KURTZ (SOPRANO)

CRAVO: DANIEL BENITZ

REGÊNCIA: TIAGO FLORES

 

 

Por: Raphaela Donaduce Flores