O grupo argentino Onda Vaga, um dos principais nomes do cenário indie na América Latina, voltará a Porto Alegre para mais um show cheio de energia. A banda, acostumada a lotar estádios no seu país e a realizar turnês com frequência pela Europa, subirá mais uma vez ao palco do Opinião, no dia 7 de outubro, para comemorar uma década de estrada e também para mostrar o repertório praticamente inédito de “OV IV”, o seu mais recente trabalho de estúdio, que chegou às lojas e aos serviços de streaming no ano passado. Mesclando de forma extremamente criativa vários gêneros, como rumba, cumbia, reggae, folk e tango, o Onda Vaga já conquistou uma legião de fãs até mesmo no Brasil, depois uma apresentação definitiva no festival El Mapa de Todos, realizado em 2015. Além do seu repertório mais recente, que inclui os singles “No Es un Excesso” (https://youtu.be/jUVV88B3O9s) e “Despedida” (https://youtu.be/NiOeWYesk_M)
ONDA VAGA
A história do Onda Vaga começou em 2007, no Uruguai, quando os músicos argentinos Nacho Rodríguez, Marcelo Blanco, Marcos Orellana e Tomás Gaggero se juntaram pela primeira vez, por casualidade. A química entre eles foi instantânea e, em pouco tempo, começaram a dar forma ao seu som bastante característico, cheio de personalidade. No mesmo ano, a entrada de Germán Cohen foi determinante para que a banda seguisse o seu próprio rumo, longe dos caminhos usuais da indústria fonográfica.
Em setembro de 2008, o grupo indie lançou o seu primeiro disco, chamado “Fuerte y Caliente”. O álbum, que caiu imediatamente no gosto do público, levou a banda a abrir os shows de grandes artistas internacionais que passaram pela Argentina na época, como R.E.M., The Jesus & Mary Chain e The Mars Volta. No final desse mesmo ano, “Fuerte y Caliente” foi eleito pela revista Rolling Stone Argentina o melhor disco da temporada e o Onda Vaga a melhor banda estreante.
Com o reconhecimento também da MTV, o Onda Vaga passou o ano de 2009 fazendo shows, seja com o Manu Chao na Argentina ou sozinho, pela Europa. A estrada serviu para que a banda preparasse o lançamento do seu segundo disco, já no ano seguinte. “Espíritu Salvaje” foi lançado em 2010 e mostrou uma banda mais experiente e melhor entrosada. Tanto é que, a partir desse momento, os shows começaram a ser sempre ‘sold out’ na Argentina, feito para plateias que costumam reunir até 20 mil pessoas.
Depois de se apresentar no Japão, no Festival Fuji Rock, o grupo lançou, em 2013, “Magma Elemental”, o seu terceiro trabalho de estúdio. A turnê do álbum, pela primeira vez, levou o Onda Vaga ao Luna Park, uma das mais famosas casas de shows da Argentina. O disco, lançado também na Europa, serviu ainda para que a banda realizasse mais uma excursão fora da América do Sul, com um data inclusive no Marrocos.
Com participações em grandes festivais, como o brasileiro El Mapa de Todos, o Lollapalooza Chile e os argentinos Festival Del Bosque e Movistar Free Music, o Onda Vaga soltou, no ano passado, o seu quarto disco. “OV IV” mantém a sonoridade e a personalidade marcante da banda, ao misturar rumba, cumbia, reggae, folk, rock e tango. Independente de qualquer rótulo, o Onda Vaga continua gerando a mais pura alegria em seu público, que já supera a marca de 250 mil pessoas no Facebook oficial do grupo (www.facebook.com/ondavaga).
SERVIÇO
ONDA VAGA INGRESSOS Lote 1: * As doações deverão ser entregues no Opinião, no momento da entrada ao evento. ** Para o benefício da meia-entrada (50% de desconto), é necessária a apresentação da carteira de estudante na entrada do espetáculo. Os documentos aceitos como válidos estão determinados no artigo 4º da Lei Estadual 14.612/14. VENDA ONLINE: www.blueticket.com.br/20833/Onda-Vaga PONTOS DE VENDA – Com Taxa de Conveniência (R$ 5,00):
Produção: Informações: |
Fonte: Opinião Produtora
Foto: Divulgação