Após passar por Montenegro e Pelotas, a turnê estadual do espetáculo “Um Olhar Através de” chega em Canoas e Porto Alegre. A primeira apresentação vai ser em Canoas, no dia 10 de novembro, depois o grupo segue para Porto Alegre no dia 18 de novembro, todas as apresentações tem entrada franca. O grupo foi contemplado pelo edital FAC de Dança, da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, e está percorrendo cinco cidades do Rio Grande do Sul que possuem cursos de graduação em dança.
Além de apresentações gratuitas, a companhia vai oferecer ensaios abertos, oficinas de dança e um bate papo com o público sobre o trabalho. O grupo encerra a circulação na cidade de Santa Maria, com data a confirmar. Tudo pode ser acompanhado na página do facebook especialmente criada para a circulação – fb.com/circulacaoOlhar2017
SINOPSE DO ESPETÁCULO
“Um Olhar Através de” questiona o ritmo, conexões e novas configurações das cidades e da sociedade contemporânea. Inspirado na obra do sociólogo Zygmunt Bauman, a Transforma Cia. de Dança usou o conceito de Modernidade Líquida como ponto de partida para levar ao público questões tão comuns na nossa rotina, mas nem sempre percebidas e avaliadas.. O ir e vir das multidões, a selfie que registra ou falseia um instante, os olhares atentos e assustados que escoltam o sentimento de insegurança. As inovações facilitam nossa comunicação ao mesmo tempo que a superficializam. Estamos cada vez mais atarefados, vivendo em um limbo entre o virtual e o real. Entre o checklist de trabalho e da vida afetiva, tudo virou tarefa na vida das cidades que não param. Tudo virou olhares que só veem e não enxergam.
TRANSFORMA CIA DE DANÇA
A Transforma Cia. de Dança completa 30 anos se firmando como uma das mais tradicionais companhias de dança de Porto Alegre. Dirigido por Suzana D’Ávila, o grupo explora a linguagem do jazz e dança contemporânea sempre buscando a discussão de temas pertinentes na sociedade. Participou por oito anos consecutivos da mostra competitiva do Festival de Dança de Joinville, o mais representativo do Brasil. O espetáculo “Um Olhar Através de” recebeu em 2015 o Prêmio Açorianos de Dança de Melhor Bailarino e as indicações em Destaque Jazz, Melhor Coreografia, e Espetáculo do Ano. Em 2016 a coreógrafa Suzana d’Ávila recebeu o prêmio Destaque Jazz no Prêmio Açorianos de Dança por sua trajetória.
OFICINA DE DANÇA COM SUZANA D’ÁVILA
Suzana d`Avila se dedica ao ensino da dança há 35 anos. Diretora e coreógrafa da Transforma Cia de Dança, participa como jurada em festivais e ministra cursos em cidades dentro e fora do Estado. Graduada em Educação Física – IPA, pós graduada em Ginástica Rítmica- UGF. Atualmente é uma das principais formadoras de profissionais atuantes em Dança no Estado. Suzana ganhou o Destaque Jazz no Prêmio Açorianos de Dança 2016 pela qualidade de seu trabalho. Em 2017 criou junto com Karina d’Ávila o POA Dança Jazz, evento que reúne os principais nomes do estilo de dança em uma celebração nunca vista no estado.
CANOAS – 10 DE NOVEMBRO
16h30 – Oficina de Dança com Suzana d’Ávila – Inscrição – bit.ly/oficinaCanoas
18h – Ensaio Aberto
20h – Espetáculo “Um Olhar Através de”
21h – Bate-papo
LOCAL: Auditório 11 da ULBRA (Av. Farroupilha, 8001 – Canoas)
ENTRADA FRANCA (os ingressos podem ser retirados 40min antes da apresentação)
PORTO ALEGRE – 18 DE NOVEMBRO
17h – Oficina de Dança com Suzana d’Ávila – Inscrição – bit.y/oficinaPOA
18h30 – Ensaio Aberto
20h30 – Espetáculo “Um Olhar Através de”
21h30 – Bate-papo
LOCAL: Sala Álvaro Moreyra (Av. Erico Verissimo, 307 – Porto Alegre)
ENTRADA FRANCA (os ingressos podem ser retirados 40min antes da apresentação)
FICHA TÉCNICA
Direção: Suzana d’Ávila
Assistência de direção: Karina d’Ávila
Elenco: Cíntia Bracht, Dante Saldanha, Denise Almeida, Fernando Muniz, Gabriel Fragoso, Juliana Preussler, Kleo Di Santis, Luíse Robaski e Mauricio Miranda.
Concepção coreográfica: Suzana d’Ávila e elenco
Iluminação: Karrath
Produção: Cristiane Marçal
Divulgação e projeto audiovisual: MOOV.art – Fernando Muniz
Projeto gráfico: Gabriel Fragoso
Fotografia: Cíntia Bracht, Claudio Etges, Fernando Muniz e Marcus Godoy
Este projeto está sendo realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (Pró-cultura RS FAC), Lei nº 13.490/10
Por: Fernando Muniz
Fotos: Marcus Godoy