O Grupo de Estudos em Processos Fotográficos Históricos e Alternativos – Lumen (FABICO/UFRGS), irá expor seus trabalhos a partir da quinta-feira (07/12/2017) no 3º andar, ala leste, da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736). Os trabalhos apresentados foram desenvolvidos com a técnica cianotipia – hoje conhecida como histórica ou alternativa.
Participam da exposição as professoras de fotografia e pesquisadoras Andréa Brächer (coordenadora do Grupo e curadora da exposição) – do Instituto de Artes/UFRGS, Dani Remião (IFRS), Jociele Lampert (UDESC), Jussara Moreira (FEEVALE), Myra Gonçalves (FEEVALE), Ruth Sousa (UnB) e Sandra M L Pereira Gonçalves – FABICO/UFRGS. No grupo também estão alunos graduandos da UFRGS: Fernando Ferreira, Gisele Endres, Jezabel Katz, Marcelo Ripoll, Natália Goedtel Medeiros, Victoria Terres.
Através da coletiva tem-se como proposta mostrar o uso contemporâneo da cianotipia – técnica histórica da fotografia, que tem como característica a cor azul. Foi desenvolvida pelo pesquisador Sir John Herschel em 1842. O nome da exposição deriva deste fato: “Herdeiros de Herschel”. Cada artista procurou em seu próprio repertório de imagens interpretar ora o significado do azul, ora a diversidade de materiais em que a técnica é possível de ser aplicada.
A mostra é organizada pela professora Andréa Brächer do Instituto de Artes da UFRGS e pelo Grupo Lumen, com apoio da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS.
Serviço:
Exposição Coletiva Herdeiros de Herschel
Local: 3º andar, ala leste, da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736) – f.3226 1181
Abertura: 07/12 – 19h – 21h
Período: 08/12 a 14/01/2018
Informações da obra em anexo
Autor: Gisele Endres
Obra: Obra sem título 1, série Conchas, 10x10cm, cianótipo sobre papel algodão, 2017.