Estão abertas as inscrições para a 42ª edição do Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy. O evento, considerado o mais importante dedicado à animação no mundo, acontece este ano entre os dias 11 e 16 de junho, em Annecy, na França, e recebe inscrições de curtas e longas-metragens, além de filmes comissionados (videoclipes, publicitários, etc), filmes de estudantes e projetos para TV.
Até o dia 15 de fevereiro os interessados podem inscrever gratuitamente suas obras por meio de um formulário online, disponível no site do festival. Apenas no caso dos longas-metragens, o prazo é estendido até o dia 15 de março. No ato da inscrição será necessário disponibilizar um link protegido por senha para a visualização do filme. O proponente deve enviar ainda uma sinopse (em inglês ou francês) e imagens da obra e uma pequena filmografia do diretor. O festival aceita apenas filmes não inscritos em edições anteriores e que tenham sido finalizados a partir de janeiro de 2017.
A premiação contempla todas as categorias, com um júri oficial encarregado de eleger os vencedores, além de prêmios para os escolhidos pelo público nas categorias curta e longa-metragem. Para mais detalhes, leia atentamente os regulamentos de cada categoria.
O Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy é um dos eventos contemplados pelo Programa de Apoio à Participação Brasileira em Festivais, Laboratórios e Workshops Internacionais da ANCINE. Os responsáveis pelos filmes oficialmente convidados para as mostras competitivas do evento poderão solicitar o apoio da Agência.
Mercado do festival também recebe inscrição de projetos
Interessados em apresentar projetos no evento de mercado do Festival de Annecy também já podem se inscrever no Mifa, que acontece paralelamente à programação do festival. O prazo se encerra no dia 5 de fevereiro e podem se inscrever curtas e longas-metragens, projetos transmídia, projetos de séries e de especiais para a TV. O resultado da seleção será divulgado em abril. Clique aqui para consultar o regulamento do Mifa.