O músico e compositor Felipe Azevedo dá início, no próximo dia 04 de março,domingo, às 20h, à segunda temporada de Uma Noite Balaio de Cordas, no Café Fon Fon, em Porto Alegre, projeto que destaca os instrumentos de corda e seus intérpretes, sempre em performances surpreendentes. A primeira edição do ano é dedicada ao Mês Internacional da Mulher e tem como convidadas a violonista, intérprete e arranjadora Amanda Carpenedo, que estará tocando charango (instrumento de origem andina) pela primeira vez no projeto; a violinista e também etnomusicóloga Clarissa Ferreira, que tem um trabalho de pesquisa em torno das sonoridades platinas e latino-americana, e a cavaquinista e cantora Ju Rosenthal, cujo trabalho é focado no samba e no choro brasileiro e gaúcho.
Abrindo e fechando a noite, apresenta-se Felipe Azevedo, exibindo novas composições com sua voz e seu violão, brasileiro, contrapontístico e polirrítmico. Reservas devem ser feitas pelo fone (51) 998807689.
O projeto Balaio de Cordas é uma reedição do projeto homônimo idealizado por Felipe Azevedo no final da década de 1990, que durante um semestre reconfigurou os finais de tarde dominicais no antigo Café Coletânea, próximo ao Parque da Redenção. Este projeto revelou novos artistas e lhe rendeu, na ocasião, seu primeiro Prêmio Açorianos na categoria Menção Especial. Retomado em 2017, tendo como sede o Café Fon Fon, o projeto reuniu, ao longo de cinco edições: Fernando Lewiss de Mattos, Giovani Capeletti, Thiago Colombo, Catarina Domenici, Angelo Primon e Liane Shuller, em aplaudidas apresentações.
Sobre os artistas:
Felipe Azevedo é compositor, violonista, cantor, educador musical, ensaísta e empreendedor cultural. Vencedor de seis prêmios Açorianos (o mais representativo do Sul do Brasil), Especialista em Pedagogia da Arte e Mestre em Letras (Ufrgs), o artista já fez turnê por países como Suíça, Noruega, Uruguai e França e já dividiu palco com artistas como Guinga, Ulisses Rocha, Hermeto Pascoal, Consuelo de Paula e Gastón Rodriguez, dentre outros. Já participou de vários festivais de música nacionais e internacionais como os suíços Fête multiculturelle, Festival des Cropettes, Festival de La Cité, o francês L’air Du Temps, o norueguês Johan Halvorsen musikkfest, e o espanhol Premio Cl’hips em L’Hospitalet de Llobregat. Com quatro álbuns gravados e lançados, atualmente está em divulgação do seu último ‘Tamburilando Canções – Violão com Voz”, projeto multimídia com livro-cd e hotsite interativo.
https://www.youtube.com/watch?v=pDVGQj7qUk0
Amanda Carpenedo é violonista e professora, formada em 2014 em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), onde também concluiu o curso de Bacharelado em Música. Participou de diversos festivais de música nacionais e internacionais, tendo aulas com grandes nomes do violão clássico e popular, como: Álvaro Pierri, Eduardo Fernandez, Eduardo Isaac, Marco Pereira, Ulisses Rocha, entre outros. Atuou como professora no Colégio de Aplicação da Ufrgs (2015/2016), ministrando aulas de música. Atualmente, é professora de teoria musical e violão erudito e popular. Desde 2014 é integrante do trio Damas do Violão, juntamente com Flávia Domingues Alves e Fernanda Krüger. Também é membro da Camerata “Violões de Porto”, constituída em 2017, sob orientação do violonista Eduardo Castañera. Ainda em 2017 ganhou o 1º Lugar no I Concurso de Violão Fábio Lima – homenagem a Henrique Pinto, Curitiba -PR.
Link Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=NzgeHmqyzm4
Clarissa Ferreira é violinista e etnomusicóloga. Bacharela em violino pela Universidade Federal de Pelotas. Mestra em Etnomusicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Doutoranda em Etnomusicologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Por cerca de dez anos, atuou na música regional gaúcha, em grupos de danças gaúchas tradicionais e festivais nativistas, recebendo diversos prêmios como instrumentista. Acompanhou inúmeros artistas da música regional em gravações e apresentações, sendo indicada como Instrumentista Regional do Prêmio Açorianos de 2013. Possui trajetória na educação infantil com musicalização de bebês e crianças. Desenvolve pesquisas sobre as identidades sul-rio-grandenses e questões do mercado da música independente atual. É criadora e autora do blog Gauchismo Líquido e colunista no jornal Sul21. Atua como professora substituta do curso de Música Popular da Ufrgs. Tem desenvolvido com o seu trio instrumental repertório de música brasileira e sul-americana. Possuindo trajetória na música erudita e regionalista gaúcha, a violinista alia sua experiência como etnomusicóloga e pesquisadora das questões de identidade através da música. É violinista na orquestra feminina As Batucas, e acompanha o acordeonista Gabriel Romano.
Links: https://www.youtube.com/channel/UCYfppIOTps_QKgri6gN-8yw/featured
Ju Rosenthal é cantora, cavaquinista e compositora, de Porto Alegre. Tem se apresentado em diversos espaços culturais da cidade. Para aperfeiçoar os estudos em Música Popular participou de Festivais de Música Brasileira da EPM em São Paulo e no Rio de Janeiro. Como cavaquinhista, integrou o grupo da Oficina do Santander Cultural e o “Choro das Gurias’, formado somente por mulheres, com o qual se apresentou em diversos espaços culturais e projetos da cidade, como a Noite dos Museus. É formada em Licenciatura em Música pelo IPA e, atualmente, além de musicista, também se dedica ao ensino da música na sua escola Espaço Arte Musical. Apresentou o Show Todo Amor no Café Fon Fon, onde apresentou um repertório de músicas autorais e interpretações. Em 2018 está se dedicando aos estudos, ensaios para shows e gravação do primeiro Cd.
Links:
SERVIÇO:
O Quê: Balaio de Cordas – 2ª Temporada. Felipe Azevedo recebe Amanda Carpenedo, Clarissa Ferreira e Ju Rosenthal
Quando: Dia 04 de janeiro de 2018, domingo, das 20h às 22h
Onde: Café Fon Fon (Rua Vieira de Castro, n° 22, Farroupilha), Porto Alegre-RS
Quanto: Couvert R$ 30,00
Reservas pelo fone (51) 998807689
Por: Silvia Abreu