O Instituto Ling – entidade com sede em Porto Alegre/RS, que promove o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade brasileira por meio da educação, da saúde e da cultura – está lançando um novo projeto que visa impulsionar a produção de artes cênicas no Rio Grande do Sul, apoiando e garantindo espaço às produções locais. O Ponto de Teatro tem a curadoria do jornalista e crítico de teatro Renato Mendonça e vai oferecer, ao longo de 2018, a apresentação de sete espetáculos e a realização de oficinas de crítica teatral. Para compor a programação, três espetáculos serão selecionados por meio de um edital, cujas inscrições estarão abertas de 27 de fevereiro a 26 de março. Todos devem ser necessariamente estreias.
Cada projeto selecionado no Edital Ponto de Teatro 2018 receberá apoio financeiro de R$ 10.000,00 (dez mil reais), além de serviços de montagem, sonorização e iluminação para a produção do espetáculo. O Instituto Ling também disponibilizará datas no seu auditório para seis sessões de cada espetáculo. Podem participar do edital pessoas jurídicas com atuação no Rio Grande do Sul. O edital avaliará projetos de teatro, dança, performance e circo, que deverão estrear entre julho e dezembro de 2018, no auditório do Instituto Ling. O regulamento e a ficha de inscrição poderão ser acessados no site http://www.institutoling.org.br, a partir do dia 27 de fevereiro. No dia 02 de março, às 19h, haverá um encontro para apresentação do Ponto de Teatro. Com entrada franca, o evento será aberto a todos os interessados em conhecer e tirar dúvidas sobre o regulamento do edital.
Além dos três selecionados via edital, a curadoria definiu outros quatro espetáculos para compor a programação do Ponto de Teatro 2018. Essas produções convidadas farão suas estreias no Instituto Ling. Em abril, a peça Espalhem minhas cinzas na EuroDisney – que tem produção da Cia Stravaganza e direção de Adriane Mottola – coloca em cena uma crítica à sociedade de consumo em um cenário futurista. Em maio, o projeto GOMPA encena a premiada montagem Um Inimigo na Casa de Bonecas – adaptação da obra do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, que trata da situação atual do Brasil, questões de gênero e conflitos de ordem ética/moral. Em junho, a Macarenando Dance Concept apresenta uma nova edição do já consagrado espetáculo Abobrinhas Recheadas, dessa vez homenageando o “rei” Roberto Carlos. Em agosto, a Cia Rústica estreia Pecados Rasgados – Só as Drags perdoam!, que – entre música ao vivo, teatro, humor, palavra, dança e transformismo –, celebra a vontade de vida, a alegria, o riso, a crítica e o amor como possibilidade de existência em tempos de ódio.
A cada temporada será realizada também uma Oficina de Crítica Teatral, ministrada pelo curador do projeto, Renato Mendonça. Voltada ao público em geral (com idade mínima de 18 anos), a oficina contempla conteúdos teóricos – a história da crítica no Brasil, diferentes formatos, mídia, tecnologia e redes sociais – e a prática da escrita, em que os participantes assistem à peça e desenvolvem um texto crítico, que será publicado em plataforma digital. Serão sete oficinas – uma a cada espetáculo apresentado na programação – com três encontros cada uma e seis vagas por turma. Ao final do projeto, 42 pessoas terão participado das oficinas e produzido crítica teatral.
“Com a realização do Ponto de Teatro pretendemos consolidar o Instituto Ling como um lugar que potencializa a produção cênica do RS. Queremos que o projeto vire referência para os artistas locais, que seja um espaço para estreias, para a experimentação e para o desenvolvimento das artes cênicas em todos os seus aspectos”, afirma Renato Mendonça.
O projeto Ponto de Teatro tem patrocínio da Fitesa e financiamento do Governo RS / Sistema Pró-Cultura / Lei de Incentivo à Cultura – LIC/RS.
Serviço
Edital Ponto de Teatro 2018
Regulamento e inscrições: www.institutoling.org.br – as inscrições dos projetos deverão ser efetuadas exclusivamente via internet
Início das inscrições: 27 de fevereiro
Apresentação da programação e do Edital Ponto de Teatro 2018: dia 02 de março às 19h, no auditório do Instituto Ling
Término das inscrições: 26 de março
Divulgação dos selecionados: 09 de abril
Instituto Ling – Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre
Fone: 51 3533-5700 | Email: instituto.ling@institutoling.org.br
Conheça os espetáculos convidados que estão na programação do Ponto de Teatro 2018
Espalhem minhas cinzas na EuroDisney
Temporada: dias 06, 07, 13, 14, 27 e 28 de abril de 2018
Com dramaturgia do argentino Rodrigo Garcia, o espetáculo dirigido por Adriane Mottola convida o espectador a passear por um território futurista devastado, futuro este não tão distante e que é “decifrado” ou “sonhado” por Garcia com base nas raízes do nosso presente. As franquias, os comportamentos da sociedade de consumo, as estratégias de venda, as manipulações midiáticas, as fissuras dos sistemas democráticos, a influência de tudo isso nas relações pessoais, se exibem diante de um mundo natural que parece cada vez mais inacessível. Com produção da Cia Stravaganza, Espalhem minhas cinzas na EuroDisney tem no elenco Adriane Mottola, Áquila Mattos, Duda Cardoso, Geórgia Reck, Janaina Pelizzon e Lauro Ramalho.
Um Inimigo na Casa de Bonecas
Temporada: dias 17, 18, 19, 24, 25 e 26 de maio de 2018
Montagem do Projeto GOMPA, com direção de Camila Bauer e elenco formado por Sandra Dani, Liane Venturella, Janaína Pelizon, Fabiane Severo, Nelson Diniz, Lauro Ramalho e Andrew Tassinari, Um Inimigo na Casa de Bonecas ganhou recentemente o Prêmio Ibsen, na Noruega.
Resultado de pesquisa em criação dramatúrgica e cênica, o grupo propõe um espetáculo construído a partir das obras Casa de Bonecas e O Inimigo do Povo, de Henrik Ibsen, para falar sobre a situação atual do Brasil, com ênfase em questões de gênero e em conflitos de ordem ética/moral. A encenação une elementos narrativos, teatro, dança, música e artes visuais para contar esta história.
Abobrinhas Recheadas – Rei Roberto
Temporada: dias 08, 09, 15, 16, 22 e 23 de junho de 2018
Primeiro espetáculo de Stand-Up Dance Comedy do Rio Grande do Sul, Abobrinhas Recheadas explora dança e humor no jogo “Dance a Letra”, em que as coreografias são criadas a partir de mímica e gestos cênicos de letras de músicas famosas e populares, colaborando na aproximação do público com as artes cênicas. A edição inédita “Rei Roberto” é uma homenagem às músicas de Roberto Carlos. Vencedor do Prêmio Açorianos de Dança 2009, nas categorias Melhor Bailarino (Nilton Gaffree) e Melhor Espetáculo eleito pelo Júri Popular (Prêmio RBS Cultura), Abobrinhas Recheadas é produzido pela Macarenando Dance Concept e conta com direção e coreografia de Diego Mac e Gui Malgarizi, e a performance dos bailarinos Daniela Aquino, Diego Mac, Juliana Rutkowski e Nilton Gaffree.
Pecados Rasgados – Só as Drags perdoam!
Temporada: dias 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de agosto de 2018
Entre música ao vivo, teatro, humor, palavra, dança e transformismo, Heinz Limaverde e Priscilla Colombi transitam por diferentes personagens e estados, combinando a teatralidade ampliada da cena drag com a proximidade da cena biográfica. Com direção e dramaturgia de Patricia Fagundes, o espetáculo da Cia. Rústica celebra a vontade de vida, a alegria, o riso, a crítica e o amor como possibilidade de existência em tempos de ódio.
Sobre o curador
Renato Mendonça é crítico teatral, jornalista, escritor e dramaturgo. É mestre em Artes Cênicas (2013) e bacharel em Comunicação Social – Jornalismo (1988), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É um dos editores do site de crítica teatral AGORA desde sua fundação, em julho de 2015. É membro da International Association of Theatre Critics (IATC).
Por mais de dez anos, exerceu a função de editor de Teatro no Segundo Caderno do diário Zero Hora, de Porto Alegre. Coordena, desde março de 2013, a Escola de Espectadores de Porto Alegre (EEPA), projeto destinado a ampliar e qualificar o público de artes cênicas inspirado nos conceitos do pesquisador argentino Jorge Dubatti. Produziu vídeo sobre panorama teatral brasileiro para o festival ¡Adelante!, realizado em Heidelberg em fevereiro de 2017.
Como jornalista e como crítico, participou dos mais importantes festivais de artes cênicas do Brasil, como MITsp (São Paulo), Porto Alegre Em Cena (Porto Alegre), FIAC Bahia (Salvador), FILO (Londrina), riocenacontemporânea (Rio de Janeiro), Festival de Teatro de Curitiba (Curitiba), Festival Internacional de Teatro de Bonecos (Canela) e Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre (Porto Alegre), entre outros. Participou como jurado em várias premiações e editais promovidos pela prefeitura de Porto Alegre e pelo Goethe-Institut de Porto Alegre.
Por: Adriana Martorano