Com a presença de muitos integrantes do movimento #SouAdote nas galerias do Plenário Otávio Rocha, a Câmara Municipal de Porto Alegre derrubou, nesta segunda-feira (12/3) à tarde, o veto do prefeito Nelson Marchezan Júniro à emenda parlamentar que destina recursos de R$ 400 mil, no Orçamento Municipal de 2018, ao programa municipal de leitura Adote um Escritor. A emenda 86 ao projeto de lei do Executivo que trata da proposta orçamentária do Município para o ano de 2018 é assinada pelas vereadoras Fernanda Melchionna (PSOL) e Sofia Cavedon (PT) e pelos vereadores Adeli Sell (PT) e Reginaldo Pujol (DEM), que integram a Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura. O veto do prefeito foi derrubado por 21 votos favoráveis e 10 votos contrários à emenda. Outros cinco vereadores não votaram, mas apenas a vereadora Mônica Leal (PP) justifiou a ausência ao plenário.
A emenda 86 foi proposta pelos quatro vereadores a partir de movimento organizado pela AGES, Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura, Câmara Rio-grandense do Livro, Clube dos Editores, Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ) e Movimento “Sou Adote” em favor da manutenção do Adote um Escritor em sua integralidade e nos moldes originais. A partir deste ano, o Adote teve suas verbas diminuídas e seu formato original descaracterizado por decisão do governo Nelson Marchezan Júnior. “Com a derrubada do veto, os recursos de R$ 400 mil ficam gravados no Orçamento Municipal para o Adote um Escritor”, disse o presidente da Associação Gaúcha de Escritores (AGES), Christian David, que utilizou a Tribuna Popular, durante a sessão da Câmara, para defender a manutenção da emenda. “Agora temos de pressionar para que o Executivo municipal cumpra o que foi aprovado e execute os recursos destinados ao Adote.”
Programa Adote um Escritor
O Programa de Leitura Adote um Escritor objetiva articular a leitura e o trabalho transdisciplinar de obras literárias, constituindo-se na política de leitura da Secretaria Municipal de Educação. Destina-se às escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, incluindo Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos. O Programa conta com dotação orçamentária própria da Prefeitura de Porto Alegre, sendo a verba encaminhada diretamente às escolas, para que possam adquirir obras literárias que passam a compor suas bibliotecas escolares.
Dentre as ações do Programa está aquisição de obras literárias de autores (escritores e/ou ilustradores) do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil. Para o pleno desenvolvimento do Programa, a Smed mantém assessoria pedagógica constante às escolas, para que as mesmas apropriem-se amplamente da obra de um autor, o qual é escolhido coletivamente pela escola. Posteriormente, o autor realiza uma visita à escola, objetivando um contato mais próximo com toda comunidade escolar. Como complemento ao Programa, são realizadas visitas à Feira do Livro de Porto Alegre.
Em sua primeira edição, sob a coordenação da professora Angela da Rocha Rolla, o projeto-piloto foi desenvolvido em dez escolas. O projeto previa o repasse de verba às escolas para a aquisição de obras literárias do escritor escolhido e, após a leitura e a realização de atividades pedagógicas relacionadas aos livros, ocorria a visita do escritor adotado. Nos anos seguintes, devido ao sucesso da iniciativa, ampliou-se o interesse das escolas e hoje 100% da rede municipal de ensino participa do Programa.
A Câmara Rio-Grandense do Livro oferece uma lista de nomes de autores disponíveis para adoção. A cada ano, mais autores manifestam interesse em participar deste Programa, que é reconhecido como uma das melhores iniciativas de incentivo à leitura no país. Desde a sua criação, mais de 200 escritores e ilustradores já participaram do Adote um Escritor.
Em 2015, 69 escritores participaram de 132 encontros, com o envolvimento de 13.292 estudantes. Mais de 5.000 alunos visitaram a 61ª Feira do Livro de Porto Alegre. Estiveram nas ações ligadas ao programa 1.140 educadores e 489 funcionários de escolas.