Ethno-Fragmentos do Homo Sapiens tem a curadoria do artista visual e arquiteto Anaurelino Corrêa de Barros Neto. A mostra exibe trabalhos de 22 artistas locais, além de obras de coleções particulares, como de Magliani (1965) e desenho de Glauco Rodrigues, por meio de ilhas dentro da expografia, abordando o processo civilizatório do Homo Sapiens. De 03 de abril a 13 de maio, no segundo andar do Memorial do Rio Grande do Sul, na Sala Múltiplos Usos. A entrada é franca.
Segundo o curador, as obras selecionadas revelam episódios marcantes dessa trajetória, como a temática dos negros e indígenas, crenças e mitos, além da religiosidade – a religião afro-brasileira e a busca de um Deus. “As obras propõem uma reflexão e um questionamento sobre essas questões ao longo dos séculos e também o futuro da nossa espécie na Terra”, enfatiza Anaurelino.
O espaço exibe os trabalhos como fragmentos visuais, em questões como origem, evolução, psicologia, etnologia, características e crenças. “Aos poucos, colocamo-nos eretos. Adquirimos novas conexões cerebrais, a partir da coordenação entre visão e mãos. Desenvolvemos habilidades únicas, atribuídas a nossa capacidade de criar conceitos abstratos como religião, poder, ética, organização política e arte” – destaca o curador.
Ethno-Fragmentos do Homo Sapiens conta com esculturas e pinturas dos seguintes nomes das artes plásticas no Rio Grande do Sul: Alexandre Lopes Fagundes, Aglaé M Oliveira Amo, Arminda Lopes, Cho Dorneles, Fátima Pinto, Fernanda Martins Costa, Geraldo Markes, Graça Craidy, Gustavo Sza, Helena D’Ávila, Helenice Porcella, José Kanan, Kira Luá, Magna Sperb, Marli Leal da Silva, Marcos Porto, Ondina Pozoco,Ricardo Aguiar, Ricardo Giuliani, Rita Gil, Roberta Agostini, Ubiratan Fernandes.
Confira algumas imagens das obras expostas: https://bit.ly/2pGqE4x
Sobre o curador:
Anaurelino Barros Neto é egresso do Instituto de Artes Visuais (UFRGS), com ênfase em Desenho, e formação em Arquitetura e Urbanismo pela Unisinos. Realizou cursos de Escultura com Xico Stockinger, Vasco Prado e Iole de Freitas. Além de Desenho, com Fernando Baril e Ubiratã Braga. Participou também de Simpósios e Curso de Curadoria e Museologia com Lani Goeldi, de São Paulo. Realizou quatro exposições individuais de Desenho e Fotografia, além de dezenas de coletivas no Brasil. Ganhou Prêmios em Desenho nos XV e XVI Salão do Jovem Artista, da Listel e da Fundação Zoobotânica do RS. Também fez curadorias em espaços institucionais e galerias de arte de Porto Alegre, Gramado e Canela – com destaque a Identidade Desenho (2015 e 2016), Men e Via Láctea. Atualmente trabalha em projetos culturais nas Artes Visuais, em Porto Alegre, como artista e curador independente.
Ethno-Fragmentos do Homo Sapiens
Memorial do Rio Grande do Sul – segundo andar (Sala Múltiplos Usos)
De 03 de abril a 13 de maio. De terça a sábado, das 10 h às 18 h; domingo, das 13 h às 17 h.
A partir de 6 de junho, de segunda-feira a domingo, das 9 h às 19 h.
Entrada franca.
Artistas expostos: Alexandre Lopes Fagundes, Aglaé M Oliveira Amo, Arminda Lopes, Cho Dorneles, Fátima Pinto, Fernanda Martins Costa, Geraldo Markes, Graça Craidy, Gustavo Sza, Helena D’Ávila, Helenice Porcella, José Kanan, Kira Luá, Magna Sperb, Marli Leal da Silva, Marcos Porto, Ondina Pozoco, Ricardo Aguiar, Ricardo Giuliani, Rita Gil, Roberta Agostini, Ubiratan Fernandes.
Por: Mariângela Machado