Recortes de vidas discriminadas no mundo real que se tornam sinônimo de amor, respeito e resistência em cena. No palco de REMONTAGEM – o nosso amor a gente inventa, apresentado pela cia. INDETERMINADA artes da cena, o amor prevalece, transforma e possibilita a invenção de uma outra realidade. A peça estreia no dia 19, com sessões também nos dias 20, 21 e 22, no Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa, e propõe que o público imagine, junto com os atores, a reinvenção da ordem vigente.
Dirigido por Ander Belotto, o espetáculo traz no elenco André Varela, Diego Nardi, Lauro Fagundes e Vigo Cigolini. Todos gays, eles colocam o corpo em cena como motivo de celebração e entregam ao público histórias reais de suas vidas. Com uma dramaturgia composta a partir de improvisos, relatos pessoais, textos autorais e discursos de nomes como Saramago, Gabriel García Marques, Lana Wachowski e Lady Gaga, os atores falam sobre amor, acima de tudo.
Belotto trabalha procedimentos de criação estudados na sua pesquisa de mestrado em Artes Cênicas. “Busco desenvolver uma noção de teatro pop, utilizando como procedimentos criativos as práticas de colagem e mixagem, ações de apropriação e reinvenção, com cruzamentos entre dança e teatro e em diálogo com a sociedade e a cultura pop”, explica o diretor.
A estrutura da peça é episódica e dançante. São abordadas, além da temática LGBTQIA+, questões como negritude, violência e democracia.REMONTAGEM liquidifica fragmentos da cultura POP e transforma palavras, sensações e situações em dança e teatro.
SOBRE A COMPANHIA
A cia. INDETERMINADA artes da cena é um jovem coletivo que estreou no circuito profissional de teatro de Porto Alegre em junho de 2017. Em seu repertório estão os espetáculos CARÍCIAS, JACQUES ou toda a tradição está comigo, Expedição Monstro, Teatro Pop e REMONTAGEM – o nosso amor a gente inventa. A companhia se fez a partir da junção de artistas plurais que já vinham trabalhando de maneira colaborativa em diversas linguagens cênicas. A pesquisa artística dialoga com teatro, dança, música e artes visuais. A companhia investiga o corpo e suas possibilidades, sem conceitos fechados e absolutos, sem verdades fixas, linguagens congeladas ou hierarquias.
SOBRE O DIRETOR
Ander Belotto é formado em Teatro – ênfase em direção teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com 31 anos, já dirigiu os espetáculos CARÍCIAS (2013), JACQUES ou toda a tradição está comigo (2016), Teatro Pop (2017) e REMONTAGEM – o nosso amor a gente inventa (2018). Hoje cursa mestrado em Artes Cênicas, também pela UFRGS, e pesquisa práticas contemporâneas de criação cênica a partir da perspectiva da direção.
SERVIÇO
O que: espetáculo “Remontagem – o nosso amor a gente inventa”
Quando: 19, 20, 21 e 22 de abril, sempre às 20h
Onde: Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75)
Quanto: R$ 40 e R$ 20 (estudantes, idosos e classe artística)
Ingressos antecipados:
http://www.entreatosdivulga.com.br/remontagem
Indicação etária: 16 anos
Duração: 60 minutos
SINOPSE
Com uma estrutura episódica e dançante, REMONTAGEM – o nosso amor a gente inventa aborda temáticas diversas, como gênero, sexualidade, negritude, violência e democracia. Em meio a histórias pessoais, coreografias, discursos e cantorias, o espetáculo tece cenas reinventando realidades a partir da imaginação. A peça é trânsito entre realidade e ficção, espetacular e íntimo, show e silêncio. Um remix de músicas mais tocadas, lembranças pessoais, ídolos, amores e memórias coletivas.
FICHA TÉCNICA
Direção: Ander Belotto
Elenco: André Varela, Di Nardi, Lauro Fagundes e Vigo Cigolini
Composição dramatúrgica: Ander Belotto em colaboração com o elenco
Dramaturgista: Patrícia Fagundes
Assistência de direção: Maurício Schneider
Concepção audiovisual: Ander Belotto e Vitória Titton
Trilha sonora pesquisada: o grupo
Operação e criação de vídeo: Vitória Titton
Iluminação: Ander Belotto
Operação de som: Manu Goulart
Operação de Luz: Maurício Schneider
Assessoria de imprensa: Louise Pierosan
Colaboração artística: Cláudia Sachs
Participação especial: Danuta Zaghetto
Fotos: Martino Piccinini e Qex Bittencourt
Arte gráfica: André Varela e Suzana Witt
Produção: Ander Belotto, André Varela, Diego Nardi, Maurício Schneider, Lauro Fagundes e Suzana Witt
Por: Louise Pierosan