A chuva torrencial que caía em Porto Alegre na tarde desta sexta-feira (24) assustou, mas não foi capaz de afastar o público do primeiro show dos Tribalistas na capital gaúcha. Com 16 anos de história, o trio formado por Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown trouxe ao palco do Anfiteatro Beira Rio toda a afinação e maturidade da parceria e sucessos dos discos lançados em 2002 e 2017. Aliás, até a Lua expulsou a chuva para assistir a apresentação.
Ovacionados quando subiram ao palco, o trio começou o show com a canção homônima “Tribalistas”, em seguida mandaram “Carnavália”, para delírio da plateia. “Um Só” foi a primeira do disco segundo disco a aparecer no repertório.
Quem se deslocou até o Anfiteatro pensando que ouviria apenas canções do grupo, se enganou. Eternas composições de Marisa Monte e Arnaldo Antunes também apareceram na apresentação. Destaque para “Vilarejo”, “Não é Fácil” e “Amor I Love You”, de Marisa; e “Paradeiro” e “Sem Você”, de Arnaldo Antunes.
Os dois discos lançados pelo trio foram bem representados. O primeiro, lançado em 2002, teve 12 músicas, entre elas “Velha Infância”, “Passe em Casa”, “É Você” e “Anjo da Guarda”. Já o segundo, e mais recente, lançado em 2017, teve 7 canções, entre elas “Aliança”, “Diáspora” e “Trabalivre”.
Um dos momentos mais emocionantes da apresentação foi a performance de “Depois”, sucesso de Marisa Monte. O trio pediu para o público acender a lanterna do celular e formar uma constelação artificial. Logo após, a nostalgia voltou a tomar conta do Anfiteatro com “Já Sei Namorar”, botando todo mundo para cantar e dançar.
Após os sucessos, os músicos se despediram e foram para o bis. Na volta, eles repetiram as canções “Velha Infância” e “Tribalistas”, encerrando a linda apresentação com chave de ouro. O trio soube escolher o setlist e intercalar as canções dos dois discos, que possuem um intervalo de 15 anos, sem nenhuma estranheza.
Um dos pontos atraente da apresentação é o cenário, assinado por Batman Zavareze, composto por várias imagens do grupo, videos e efeitos especiais criaram um ambiente de sensibilidade, romantismo e poesia.
Destaque também para a banda, composta por Dadi Carvalho (baixo, guitarra, bandolim e teclados), Pedro Baby (violão e guitarra), Marcelo Costa (bateria) e Pretinho da Serrinha (percussão), que acompanhou o trio com maestria. O espetáculo teve direção geral de Leandro Neto.
A turnê dos Tribalistas segue para Curitiba (25/08), Brasília (1/09), Belo Horizonte (07/09) e Rio de Janeiro (06/10).
Mais fotos em: https://www.facebook.com/pg/NoPalcoPOA/photos/?tab=album&album_id=1495094607258563