Resistência significa, “ação ou efeito de resistir, de não ceder nem sucumbir. Aptidão para suportar dificuldades”. Resistência é o nome da Live Sessions do grupo Bem A Vontade, gravada em Julho deste ano e apresenta duas canções inéditas e dois grandes pout-pourri de tirar o fôlego, bem ao estilo samba de roda.
Uma pequena fenda, aberta entre o chão e a parede de uma fortaleza de concreto, foi o espaço encontrado para o nascer de uma resiliente planta, que crescera durante anos em busca de lugar ao sol, ao ponto de virar uma grande e forte árvore. Essa demonstração de persistência e força é contemplada no cenário da Live Sessions, que consegue deixar o grupo conectado a base do samba, a simplicidade, “a rua”, retratado pela rigidez e deterioração do concreto com suas enormes muralhas e a ação da natureza como símbolo de resistência sobre toda essa imposição.
A exemplo da árvore que cresceu em meio a tantas adversidades, o grupo que já passou por algumas mudanças nesses onze anos de (r)existência ininterruptas, persiste e insiste em continuar a sua missão, de levar o seu samba em todos os lugares possíveis. A Live Sessions Resistência, apresenta essa disruptura do processo de gravar em ambiente controlado de estúdio e com diversos músicos de apoio. Os arranjos das músicas foram construídos pelo grupo e mostra um samba que tem diversas nuances e influências da música brasileira.
O repertório está recheado de grandes canções, é para todos os gostos, clássicos do samba, versões de MPB e duas músicas inéditas compõem o projeto. As autorais são composições de amigos próximos do grupo, “Louco desejo” música de Maurício Bitencourt (violonista do grupo) e Vinícius Santos, seu parceiro de caneta, e “De Forma Indelicada” de Miguel Bedê ex-Sambaí. O pot-pourri de samba, é pra arredar as coisas e sair dançando, só as melhores, “É Sempre assim” e “Ainda é tempo para ser feliz” de Arlindo Cruz e Sombrinha, “Meiguice descarada” e “Retrato cantado de um grande amor” de Reinaldo, “Ogum” de Zeca Pagodinho, “Nosso Grito” e “Facho de Esperança” de Fundo de Quintal. O bloco de versões de MPB dispensa apresentação, composto por “Aquele Um” de Djavan, “Homem Aranha” de Jorge Vercilo, “Palpite” de Vanessa Rangel e “Casinha de sapê” de Kid Abelha.
Link da página: https://www.youtube.com/channel/UC5q-xrPMbqPqjEF_9T9mVjA/featured
Grupo Bem A Vontade
Alex Freitas: Músico e Direção Musical
Cristian Silva: Músico e Financeiro
Isac Nunes: Músico e Produtor Técnico
Lucas Ketzer: Músico e Mídias Sociais
Thiago Silver: Músico e Designer Gráfico
Ficha Técnica
Tiago Souza – TG Produções: Texto Release, Direção Artística e Produção Executiva
Vini Oliveira – CoFilms: Direção de Vídeo e Fotografia
Rafa Silva: Operador de Câmera
Eduardo Fontoura: Fotógrafo e Operador de Câmera
Helinho Menezes: Técnico de Captação de Áudio, Mixagem e Masterização.
Bruno Silva “Pataty MC”: Técnico de Palco
Airan Rodrigues “Baleia”: Auxiliar Técnico
Peti “Participação especial”: Sax e Flauta
Mauricio Bitencourt: Violão 6 cordas
Thairon: Violão 6 cordas e Cavaquinho