Espaço Arcabouço, espetáculo de malabarismo do artista Gabriel Martins, tem duas apresentações dentro da IV Mostra de Música e Artes Cênicas do Teatro Glênio Peres, dias 19 e 20 de outubro, às 20 horas, no Teatro Glênio Peres (Av. Loureiro da Silva, 255 – Centro). A entrada é franca e os ingressos podem ser retirados a partir do dia 16 de outubro das 9h às 17h na seção Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre.
Com direção, concepção e atuação de Gabriel, formado pela Escola Nacional de Circo, o trabalho inspirado na performance como conexão com os espectadores foi contemplado pelo Prêmio Caixa Carequinha de Estímulo ao Circo da Funarte de 2014 e recebeu o Prêmio Açorianos de Dança de Porto Alegre em 2015 para Iluminação, além de ser indicado também para Cenário.
Com Orientação Cênica da bailarina Paola Vasconcelos, o público se depara com o corpo do malabarista-performer exposto em estado de vulnerabilidade. A proposta é se entregar ao risco e as oposições presentes no malabarismo oscilando entre a virtuose do malabarismo tradicional até a mais simples tarefa de manipulação.
O espaço é construído através dos objetos que estão em cena habitados e manipulados pelo malabarista. Neste espaço o artista irá fazer todos os ajustes necessários para que a performance aconteça, movimentação do cenário, modificação do desenho de luz que se configura com lâmpadas tubulares ao redor do espaço cênico e operação de som e luz. Tudo feito em cena.
“O espetáculo trabalha com o conceito de Corpo Desvelado, no qual se coloca em vulnerabilidade e com toda a exposição dos procedimentos em cena. A conexão se estabelecendo através de atos de sinceridade, nas quais não existe o não ver, e sim a exposição do movimento, das transições, das fragilidades e potências que ali residem”.
Ficha Técnica:
Direção, Concepção e Atuação: Gabriel Martins
Orientação Cênica: Paola Vasconcelos
Iluminação: Mirco Zanini
Cenário: Luís Cocolichio
Figurino: Thayse Martins e Ana Carolina Klacewicz
Arte Gráfica: Thayse Martins
Gabriel Martins é formado pela Escola Nacional de Circo como bolsista da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e graduado em Educação Física. Coreógrafo e artista do espetáculo Corpobolados, recebeu o prêmio Açorianos de dança de coreografia em 2015. Integrou o Grupo experimental de Dança de Porto Alegre (GED) em 2013 e foi coordenador do Colegiado Estadual de Circo do Rio Grande do Sul (2014/2015).
Paola Vasconcelos é mestre em Artes Cênicas e Licenciada em Dança pela UFRGS. Diretora e bailarina do espetáculo Corpobolados, recebeu em 2015 o prêmio Açorianos de dança nas categorias de bailarina e coreógrafa. Seus estudos artísticos percorrem os campos da dança de salão, especialmente do tango, e dança contemporânea. Atualmente como participante do grupo NECITRA tem se proposto a dialogar com as artes circenses.
Serviço:
Espaço Arcabouço – Espetáculo de Circo
IV Mostra de música e artes cênicas do Teatro Glênio Peres
Data: 19 e 20 de outubro de 2018
Horário: 20h
Local: Teatro Glênio Peres (Av. Loureiro da Silva, 255 – Centro)
ENTRADA FRANCA (retirada de ingressos a partir do dia 16/10, das 9h às 17h, na seção Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre)
Indicação etária: Livre
Por: Lúcia Bandeira Karam