A Cinemateca Capitólio sedia, neste sábado, dia 28 de outubro, das 17h às 19h, a Mostra de Cinema Feminino 2ª Edição – Outubro Rosa – Reedição da Mostra com Curtas Selecionados. Serão apresentados 10 títulos de curtas-metragens selecionados na primeira edição da mostra exibida em maio deste ano. A entrada é franca.
Segundo Conceição Hyppolito, organizadora do projeto, a mostra busca apoiar o trabalho das mulheres que se propõem a destacar a visão feminina no audiovisual, abrindo o debate diante dessa participação. – Afinal, o olhar feminino importa e o quanto? O que mais vimos é a mulher do ponto de vista masculino, protagonizando a grande parte dos filmes em cartaz, questiona. – A partir desse trabalho, e sob a perspectiva do olhar feminino, iremos questionar: do que as mulheres estão falando? Do que tratam? Com o que se importam? Qual a mensagem que se quer passar? E qual a repercussão de seus trabalhos?, observa. – Esse é mais um caminho que podemos trilhar na busca de opção e direito à voz feminina, a partir e além da atuação no cinema, propõe a realizadora.
Acompanhe a programação:
Dia 28.10.2018
Sessão Comentada – CINE CAPITÓLIO – Rua Demétrio Ribeiro,1085 esq.Borges de Medeiros/Porto Alegre,RS
-
PALAVRA DE POETA ( Minidoc.4’44”/Porto Alegre,RS)
Direção. Richardson Luz – Roteiro: Conceição HyppolitoSinopse: Mini Documentário em três blocos de cinco minutos aproximadamente, com depoimentos de poetas gaúchos desconhecidos, mas que trabalham ativamente para o crescimento da poesia no Rio Grande do Sul. Nesse primeiro bloco, apresentamos o Sarau da Garagem dos Livros, antes coordenado por João dos Livros, falecido em 13 de agosto de 2017. Os poetas continuaram a manter o sarau na segunda sexta-feira de cada mês, prestando-lhe homenagem e mantendo viva a chama poética tão incentivada por ele.
2. INSPIRAÇÃO (Vídeo de Poema Livre/00’54”/Porto Alegre)
Inspiração: Poema de Léris Seitenfus. Narração Marco de Araújo
Vídeo: Cláudia J. Mendonça3. QUEM LUTA,OCUPA (Doc.13’/Porto Alegre)
.Direção e roteiro Juliana Torquato
Sinopse: Alunos da rede pública de ensino, em Porto Alegre, decidem ocupar as escolas para solicitar melhorias na infraestrutura e no ensino.
4. CAROL (Ficção doc.20’11”/Porto Alegre)
Direção: Mirela Kruel – Roteiro: Marcela Bordin Protagonista: Carol Santos
Sinopse/logline; O curta trata da violência contra a mulher e suas consequências, com depoimentos das envolvidas na situação.
5. INTERVENÇÕES URBANAS (Doc.26’/Brasília)
Direção: Lorena Figueiredo – Roteiro: Igor Zeredo
Sinopse: Intervenções urbanas busca apresentar um novo olhar sobre o Distrito Federal, por meio das intervenções urbanas presentes no concreto da rua. Os inimagináveis assuntos, muitas vezes, esquecidos diante da rotina, são contrastados e interrogados, constituindo um personagem vivo no meio urbano.
6. “N” DE VANESSA (Doc.14’09”/Porto Alegre)
Direção e roteiro Maria Carmencita Job – Protagonista: Nicole
Sinopse: O curta metragem mostra os rituais da garota de programa “Nicole”, de 19 anos, numa linguagem orgânica e naturalística do seu ambiente de trabalho, inaugurando um outro ponto de vista da prostituição, a partir da entrevista realizada no quarto onde ela guarda suas memórias afetivas e histórias de amor. O documentário tem uma narrativa poética e delicada, trazendo o sentimento feminino em primeiro plano. Detalha, imageticamente, a relação entre o público e o privado, através dos códigos reais desta escolha, e quebra com o esquema imaginado como doloroso e passivo, ampliando a escolha desta menina, pela troca de prazeres, a partir da sua busca pessoal por mais liberdade como mulher.
7.UMA CARTA PARA LAURA KRAUSS (Doc.Experimental.08’03”/Rio de Janeiro)
Direção e roteiro: Gabriela Gaia Meirelles – Protagonista/atuação: Laura Krauss
Sinopse: Num domingo de sol, às nove horas da manhã, na Pracinha Xavier de Brito, Laura espera ansiosamente para interpretar um curta sobre uma menina que compra um peixe e descobre que as coisas acabam. Mas algo dá errado.
Entre ficção e documentário, através de registros extremamente pessoais, o curta tenta falar sobre morte…Mas é atravessado pela vida.
8.VOCÊ AINDA NÃO ESTÁ MORTA (Ficção.22’00/)
Direção e roteiro Ana Johann – Protagonista: Caroline Roehrig
Sinopse: “Você ainda não está morta” narra alguns dias da vida de uma jovem mulher que, em meio a uma crise de identidade, busca entender qual seu lugar no mundo. Maria sai de sua mansão e se refugia em um decadente hotel, em um gesto para se distanciar do seu papel de esposa e patroa e conseguir tomar sua decisão, ficar ou partir.
9. PROCURA-SE MARINA (Ficção.10’55”/Goiás)
Direção e roteiro: Yolanda Margarida – Protagonista: Elem Moreira
Sinopse: Por alguns minutos, acompanhamos Marina da saída da sua escola até a janela do seu quarto. Nesse trajeto, observamos e conhecemos um pouco do seu universo, nos tornando seus cúmplices irrevogáveis. Marina é e não é, e quem nunca?
10. VELHO AMARELO (Ficção.6’53”Porto Alegre)
Direção e roteiro: Carina Macedo – Protagonista: Nayani Agarb. Participação: João França e Norma Leffa
Sinopse: A casa dos avós é um lugar de muitas lembranças. Silvia se interessa por fotografia analógica, interesse que compartilha com seu avô. O difícil é conversar com o outro lado da mesa.
Por: Silvia Abreu