Na última quinta-feira (15), foi realizado a 19ª edição do Grammy Latino, no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas. Entre os principais vencedores estão nomes como Jorge Drexler, Luis Miguel, Karol G, Maluma, Rosalía e J Balvin.
Nas categorias brasileiras quem surpreendeu foi a cantora gaúcha Anaadi, nome artístico de Ana Lonardi. Ela venceu na categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa com o álbum ‘Noturno’. Além da categoria premiada, em que concorreu com nomes como Erasmo Carlos e Iza, Anaadi também foi indicada para Gravação do Ano, Artista Revelação e Melhor Álbum de Engenharia de Gravação.
O músico uruguaio Jorge Drexler foi o principal vencedor da noite, ele levou três prêmios para casa, entre eles o de Gravação do Ano e Música do Ano, por “Telefonía“.
A cantora espanhola Rosalía confirmou as expectativa e levou duas categorias. Ao lado dela, Chico Buarque, o mexicano Luis Miguel, o porto-riquenho Víctor Manuelle e a argentina Claudia Montero formaram o grupo de artistas que venceram duas vezes no Grammy Latino 2018.
A cerimônia foi apresentada por Melissa Francis e Carlos Rivera. O grupo mexicano Maná, foram os homenageados desta edição.
Confira a lista dos principais ganhadores e dos brasileiros:
Gravação do ano: “Telefonía” — Jorge Drexler
Álbum do ano: ¡México Por Siempre! — Luis Miguel
Música do ano: “Telefonía” — Jorge Drexler
Novo artista: Karol G
Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa: Noturno — Anaadi
Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa: Lenine em Trânsito — Lenine
Álbum de Samba/Pagode em Língua Portuguesa: Amor e Música — Maria Rita
Álbum de MPB: Caravanas — Chico Buarque
Álbum de Música Sertaneja: Elas em Evidências — Chitãozinho & Xororó
Álbum de Raízes em Língua Portuguesa: +A3 — Almir Sater & Renato Teixeira
Canção em Língua Portuguesa: “As Caravanas” — Chico Buarque