A Cinemateca Capitólio Petrobras recebe a partir de 17 de abril a mostra A Vertigem do Cinema Moderno que segue até domingo, 28. Os filmes exibidos são de diferentes períodos e momentos da história do cinema que estabelecem diálogos instigantes com Um Corpo que Cai, a obra-prima de Alfred Hitchcock. A inspiração da mostra é a pesquisa Vertigo, a teoria artística de Alfred Hitchcock e seus desdobramentos no cinema moderno, de Luiz Carlos Oliveira Jr, que investiga a recorrência do filme em toda a história moderna do cinema. O pesquisador participa de um debate após a exibição da obra de Hitchcock no sábado, 20 de abril, às 20h.
A programação apresenta a cópia restaurada de Um Corpo Que Cai e mais quinze filmes, incluindo Blow-Up – Depois Daquele Beijo, de Michelangelo Antonioni, Sem Sol, de Chris Marker, Dublê de Corpo, de Brian De Palma, A Estrada Perdida, de David Lynch, e Você e os Seus, de Hong Sang-soo.
A sessão de abertura, ocorre na quarta-feira, 17 de abril, às 18h, e apresenta A Névoa Verde, dos diretores Guy Maddin, Galen Johnson e Evan Johnson, que revisita o enredo do clássico de Hitchcock através de uma colagem de imagens encontradas e reaproveitadas de filmes antigos e programas de televisão rodados em San Francisco. A sessão será comentada pelo crítico, professor e montador Milton do Prado.
Na sessão de encerramento, no domingo, 28 de abril, às 18h30, integrantes do grupo de estudos Aurora debatem os diálogos contemporâneos com a obra de Hitchcock após a sessão de Você e os Seus, filme realizado pelo sul-coreano Hong Sang-soo, inédito em Porto Alegre.
A mostra A Vertigem do Cinema Moderno integra o projeto Cinemateca Capitólio Petrobras – programação especial 2019, que conta com 26 atividades. São oito mostras de cinema, quatro eventos “Noites na Cinemateca”, duas masterclasses, dez sessões de cinema acessível, além de duas exposições relacionadas ao acervo da Cinemateca com patrocínio master da Petrobras através da Lei Rouanet/Governo Federal e cooperação cultural da Fundacine – Fundação Cinema RS e Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal da Cultura.
Os ingressos para as sessões custam R$ 10,00, com meia entrada para estudantes, idosos e portadores do Cartão Petrobras com acompanhante, além de gratuidade para os funcionários da Petrobras. A bilheteria abre 30 minutos antes de cada sessão. A Cinemateca Capitólio Petrobras fica na Rua Demétrio Ribeiro 1085 – Esq. com Borges de Medeiros. Mais informações (51) 3289 7453 |http://www.capitolio.org.br | facebook.com/cinemateca.capitolio
GRADE DE PROGRAMAÇÃO – A VERTIGEM DO CINEMA MODERNO
17 de abril (quarta-feira)
18h – Um Corpo que Cai
20h – Vertigo Rush + A Névoa Verde e debate com Milton do Prado
18 de abril (quinta-feira)
18h – Férias de Amor
20h – A Lenda de Lylah Clare
19 de abril (sexta-feira)
18h – Sortilégio de Amor
20h – Dublê de Corpo
20 de abril (sábado)
16h – Férias de Amor
18h – Um Corpo que Cai + debate com Luiz Carlos Oliveira Jr.
21 de abril (domingo)
16h – Sortilégio de Amor
18h – Blow-Up – Depois Daquele Beijo
20h – Prelúdio Para Matar
23 de abril (terça-feira)
18h – Um Corpo que Cai
20h – Efeitos Especiais
24 de abril (quarta-feira)
18h – Dublê de Corpo
20h – Sem Sol
25 de abril (quinta-feira)
17h – Efeitos Especiais
21h – Instinto Selvagem
26 de abril (sexta-feira)
17h – Blow-Up – Depois Daquele Beijo
21h – Projeto Raros Especial (O Retrato Inacabado + Mas Allá del Olvido)
27 de abril (sábado)
16h – Blackout
18h – A Prisioneira
28 de abril (domingo)
16h – A Estrada Perdida
18h30 – Você e os Seus + debate
FILMES
Um Corpo que Cai
(Vertigo)
Estados Unidos, 1958, 120 minutos, HD
Direção: Alfred Hitchcock
O detetive aposentado ‘Scottie’ sofre de um terrível medo de alturas. Certo dia, encontra um antigo conhecido que para ele seguir sua esposa, Madeleine.
O Retrato Inacabado
(Le portrait Inachevé)
França, 1910, 18 minutos, digital
Direção: Léonce Perret
A morte da esposa deixa um marquês desesperado. Anos depois, ele encontra Madeleine, uma mulher idêntica à morta.
Férias de Amor
(Picnic)
Estados Unidos, 1955, 115 minutos, HD
Direção: Joshua Logan
Um viajante errante chega em uma pequena cidade do Kansas, para visitar e tentar conseguir emprego com um rico colega de faculdade. Lá ele se apaixona pela linda namorada do amigo interpretada por Kim Novak.
Mas Allá del Olvido
Argentina, 1956, 92 minutos, digital
Direção: Hugo del Carril
Após a morte de sua esposa, um homem encontra uma mulher idêntica e torna-se obcecado pelo o amor perdido. Adaptação do romance “Bruges, a morta” de Georges Rodenbach, que inspirou o roteiro de Um Corpo que Cai.
Sortilégio de Amor
(Bell Book and Candle)
Estados Unidos, 1958, 106 minutos, HD
Direção: Richard Quine
A feiticeira mais sedutora de Greenwich Village conhece seu novo vizinho, noivo de uma antiga amiga de faculdade. Filme protagonizado por Kim Novak e James Stewart, realizado no mesmo ano de Um Corpo que Cai.
Blow-Up – Depois Daquele Beijo
(Blow-Up)
Itália/Reino Unido, 1966, 111 minutos, DCP
Direção: Michelangelo Antonioni
Um fotógrafo bon vivant fica obcecado com um aparente assassinato revelado em uma fotografia.
A Lenda de Lylah Clare
(The Legend of Lylah Clare)
Estados Unidos, 1968, 130 minutos, digital
Direção: Robert Aldrich
Kim Novak é uma jovem atriz parecida com uma estrela dos anos 1930 que morreu de forma trágica e misteriosa. Ela ganha a chance de interpretá-la numa biografia dirigida pelo próprio marido da mulher morta.
Prelúdio para Matar
(Profondo Rosso)
Itália, 1975, 126 minutos, HD
Direção: Dario Argento
Pianista presencia o assassinato de uma paranormal e passa a investigar o crime.
Sem Sol
(Sans Soleil)
França, 1983, 100 minutos, HD
Direção: Chris Marker
Acompanhamos num transe quase hipnótico a narração das cartas de um homem que viaja pelo mundo. Meditação sobre o tempo e a memória, do Japão a Guiné-Bissau, da Islândia aos Estados Unidos (a São Francisco de Um Corpo que Cai).
Dublê de Corpo
(Body Double)
Estados Unidos, 1984, 114 minutos, HD
Direção: Brian De Palma
Morando no apartamento de um amigo, um fracassado ator de filmes b presencia estranhos acontecimentos com uma vizinha e passa a persegui-la.
Efeitos Especiais
(Special Effects)
Estados Unidos, 1984, 101 minutos, HD
Direção: Larry Cohen
Diretor de cinema mata uma jovem aspirante a atriz, usa o marido dela como o bode expiatório e tenta encontrar uma sósia para desempenhar o papel da falecida.
Instinto Selvagem
(Basic Instinct)
Estados Unidos, 1992, 127 minutos, HD
Direção: Paul Verhoeven
A investigação de um assassinato leva o detetive de polícia de San Francisco a uma bela e rica escritora. Seu jeito insinuante e aparentemente fatal deixa o homem obcecado.
Blackout
(The Blackout)
Estados Unidos, 1997, 98 minutos, HD
Direção: Abel Ferrara
Astro de Hollywood se envolve com drogas e arruína a carreira depois de ficar obcecado por uma mulher. Um ano depois, tenta refazer sua vida e procura novamente seu paradeiro.
A Estrada Perdida
(Lost Highway)
Estados Unidos, 1997, 135 minutos, HD
Direção: David Lynch
Um saxofonista é acusado de assassinar sua esposa. No corredor da morte, algo misterioso acontece.
A Prisioneira
(La Captive)
França, 2000, 118 minutos, digital
Direção: Chantal Akerman
Simon ama Ariane perdidamente. Ele a interroga, a espia, a persegue. Ele a mantém reclusa na prisão dourada de seu luxuoso apartamento parisiense.
Vertigo Rush
Áustria, 2007, 19 minutos, HD
Direção: Johann Lurf
Na interação da natureza e da máquina (ótica), o oculto se torna visível.
Você e os Seus
(Dangsinjasingwa dangsinui geot)
Coréia do Sul, 2016, 86 minutos, HD
Direção: Hong Sang-soo
Um jovem pintor não consegue achar sua namorada de jeito nenhum.
A Névoa Verde
(The Green Fog)
Estados Unidos/Canadá, 2018, 62 minutos, DCP
Direção: Guy Maddin, Evan Johnson e Galen Johnson
Em um estúdio de cinema, um homem algemado é mantido sob a mira de um revólver enquanto observa as imagens na tela. Um mapa pode ser visto com um dedo apontando para São Francisco. Repórteres ficam em frente a um prédio, prontos para transmitir as notícias; o público espera com medo. A ponte Golden Gate aparece, banhada por uma luz verde; começa uma tempestade, as ruas íngremes da cidade estão desertas. A estrutura deste filme é uma homenagem a Um Corpo que Cai, de Hitchcock: um conjunto vertiginoso de imagens constrói uma fantasia cinematográfica que atrai o espectador.
Por: Bruna Paulin