Uma das mais versáteis cantoras da música brasileira, Eliana Pittman estará em Porto Alegre neste sábado, dia 3 de agosto, apresentando seu novo show no Instituto Ling. Misturando jazz, bossa nova e música popular brasileira, a carioca mostrará o álbum ainda inédito ‘Eliana Pittman Hoje, Ontem e Sempre’, que reúne canções de Vinicius de Moraes, Martinho da Vila, Caetano Veloso, Cazuza e Gilberto Gil.
No imaginário musical de quem viveu os anos 1970, a carioca é a vivaz intérprete de sambas e carimbós que lhe deram fama nacional naquela década áurea. No entanto, a verve internacional herdada por seu pai, o extraordinário saxofonista americano Booker Pittman, fez dela uma das nossas principais cantoras de jazz.
Eliana, que gravou dezenas de discos e se apresentou em mais de 30 países, continua sua carreira em plena forma se apresentando em shows solos e de formatos diversificados em projetos especiais paralelos como Divas do Sambalanço (ao lado de Claudette Soares e Dóris Monteiro) e 100 anos de Dalva de Oliveira. No segundo semestre deste ano, ela lançará “Eliana Pittman Hoje, Ontem e Sempre”, seu novo álbum que reúne dez gravações inéditas com músicas de grandes compositores brasileiros e, como bônus, dez faixas ao vivo de um show gravado em 1970 em Paris, com repertório internacional e de clássicos da Bossa Nova.
No ano passado, foi editado em CD, LP, e edição digital, o álbum “Eliana & Booker Pittman ao vivo na Boate Porão 73”, com o registro de show inédito feito em 1966 por Eliana com Booker Pittman – importante saxofonista e clarinetista de jazz nascido em Dallas (EUA) que migrou para o Brasil a partir dos anos 1930, sendo carinhosamente apelidado de Buca por ninguém menos do que Pixinguinha (1897 – 1973), que também tocava saxofone, entre outros múltiplos atributos artísticos.
–
SERVIÇO
- Quando: 3 de agosto, sábado, às 17h
- Onde: Instituto Ling (Rua João Caetano, 440)
- Ingressos: R$ 50
- Venda online: Site do Instituto