A Opinião Produtora, empresa que apresentou a maior proposta para a concessão de uso junto à Prefeitura Municipal de Porto Alegre, irá administrar o Auditório Araújo Vianna e o Teatro de Câmara Túlio Piva pelos próximos dez anos. A última etapa do processo licitatório, com a abertura dos envelopes, ocorreu no dia 24 de setembro e, após o prazo estabelecido para recursos, o contrato foi assinado na manhã de hoje, dia 8 de novembro.
A cerimônia, realizada no Salão Nobre do Paço Açorianos, contou com a presença do prefeito Nelson Marchezan Júnior, do secretário de Parcerias Estratégicas Thiago Ribeiro e do secretário de Cultura Luciano Alabarse, entre outras autoridades e personalidades. “Estamos honrados com mais esse desafio. Um sonho nosso que hoje se concretiza – assumir a administração de um dos espaços mais privilegiados de Porto Alegre, em especial para quem vive a cultura e o entretenimento“, avaliou Rodrigo Machado, sócio-diretor da Opinião Produtora, durante o seu discurso. “Além dos espetáculos que vamos entregar aos porto-alegrenses no Araújo Vianna, também estamos sensibilizados com o resgate do Teatro Túlio Piva. A devolução do espaço à cidade será o mais nobre estímulo que teremos“, completou.
Para a utilização dos dois locais, a Opinião Produtora vai investir R$ 6,1 milhões em reformas. Inaugurado em 1927 e remodelado no Parque Farroupilha em 1964, o Araújo Vianna é um dos espaços culturais mais célebres de Porto Alegre, tombado como patrimônio histórico e cultural do município em 1997. Já o Teatro Túlio Piva – fechado desde 2014 – deverá ter as suas atividades retomadas em breve, em eventos de pequenos de porte, para cerca de 200 pessoas.
Com o intuito de democratizar a sua utilização e abrir o Araújo Vianna para as mais diversas manifestações culturais, a Opinião Produtora tem a intenção de continuar com a programação de eventos adotada pela casa e investir em uma inédita pluralidade de atrações, capaz de contemplar diversos gêneros artísticos. Ao mesmo tempo, a empresa também vai garantir que o auditório continue sendo um lugar de excelência técnica e artística, sempre atento às inovações necessárias para que o espaço siga crescendo em pleno século 21.