A pandemia causada pelo Coronavírus assola o mundo todo e atinge fortemente a classe artística, principalmente aqueles que ganham a vida com apresentações em bares e casas noturnas. Com essa preocupação, nasceu o movimento ‘Tem que Continuar’, que promoverá shows de artista, inicialmente de Santa Maria, pela internet. O cachê virá de patrocinadores.
As transmissões serão feitas via live no Facebook – pela página oficial do projeto, que terá ainda dicas culturais como filmes, livros, tour por museus do mundo todo além de informações confiáveis, como uma forma de encararmos da melhor maneira possível a quarenta que entramos.
::: facebook.com/temqcontinuar/
Os show ocorrerão conforme pessoas ou empresas disponibilizarem o cachê, que é de R$ 300 e será depositado diretamente na conta do artista. Pessoas físicas podem se unir e bancar uma apresentação.
O primeiro show será neste domingo, 21/03, às 20h, com Renato Mirailh, músico que toca na noite há mais de 30 anos.
A curadoria das apresentações ficam por conta dos curadores do projeto: Luiz Alberto Cassol, cineasta, cineclubista, produtor audiovisual e organizador do Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC), Luciano Do Monte Ribas, designer gráfico, organizador do SMVC e presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Santa Maria e Alexandra Zanela, jornalista, empreendedora e organizadora do SMVC.
“A ideia inicial é a página ser um elo nesse momento de quarentena. Queremos compartilhar informações jornalísticas sobre o Covid-19, dicas culturais das mais diferentes áreas e promover shows musicais a partir da residência de cada artista, pois não estão tendo locais onde se apresentar agora. Começaremos com artistas musicais de Santa Maria”, afirma o cineasta Luiz Alberto Cassol.
Para a jornalista Alexandra Zanela “este é o momento de pensarmos coletivamente, desviar um pouco o olhar para o próprio umbigo e entendermos a auto responsabilidade. Precisamos estar atentos aos que estão mais vulneráveis neste momento. A cultura é tão importante nas nossas vidas, que agora em quarentena, o que mais vimos são dicas de filmes, séries, shows”.
“Precisamos agir para defender as trabalhadoras, os trabalhadores, as empreendedoras e os empreendedores da cultura. Nosso projeto quer ajudar nisso com ações práticas.” – complementa Luciano Ribas .
Por: Alexandra Zanela