O cantor, compositor e guitarrista Paulo Inchauspe lançou nesta sexta-feira, 26, nas plataformas digitais o single “Vagabundo” em que divide o vocal com o artista uruguaio Martín Buscaglia. A música é uma versão de uma das canções mais conhecidas do trio mexicano Los Panchos. O tema também já foi regravado por Buscaglia em seu álbum “El evangelio según mi jardinero”, de 2006.
Ouça o single nas plataformas digitais: https://bit.ly/2YeRkeA
Inchauspe e Buscaglia se conhecem desde meados do final da década de 2010, graças ao amigo incomum, o músico Arthur de Faria. “Arthur chegou um dia e disse que eu tinha que ouvir esse cara! Fui escutar e bateu na hora. Algum tempo depois ele veio tocar com o Arthur em Porto Alegre e me convidaram para o jantar depois do show. Naquele dia, Martín e eu ficamos muito tempo conversando”.
Nesta nova leitura de um tema clássico, as guitarras com sotaque sulista e performance brasileña y uruguaya nos vocais dão a sensação de que estamos mais perto do que imaginávamos. Inchauspe conta que resolveu gravar “Vagabundo” ainda no ano passado. No seu estúdio, de casa, gravou voz, violão, baixo, banjo, piano e colocou alguns efeitos. O já parceiro de outros trabalhos Juliano Rodriguez tocou bateria, órgão Hammond e fez a mixagem. A arte da capa é assinada por Diego de Grandi.
O músico uruguaio foi convidado em meio ao processo de gravação. “Mandei um mail para o Martín fazendo o convite, mas um pouco descrente de retorno. Horas depois recebo a resposta dizendo que sim, que seria um prazer cantar na minha versão”, relembra Inchauspe.
Carreira
Com uma trajetória marcante no rádio, Paulo Inchauspe tem se dedicado mais a sua carreira musical solo nos últimos anos. Em 2017, lançou o EP “Amigo Imaginário”, com sete canções inéditas e dois videoclipes. Em 2019, o músico lançou mais dois singles inéditos “Amanhã” e “Rotina” – este último em parceria com Bebeto Alves.
Músico, produtor e radialista, Inchauspe nasceu na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Começou a tocar e estudar guitarra no início da adolescência, já morando em Porto Alegre. Na metade da década de 90, ingressou no curso de Comunicação Social da Ulbra e acabou se aproximando da rádio da universidade, a Felusp FM, que depois viria a ser a Pop Rock e atualmente é a Mix FM. Deixou a emissora em 2012. Na sequência, teve uma passagem pela FM Cultura. Como músico, além de produtor, compõe trilhas e já participou de vários projetos. Em 2014, lançou um disco com a banda ManiMani, junto com Luciano Leindecker e Caio Girardi. Em 2015 e 2016, estrelou ao lado da esposa, a jornalista e intérprete Cris Silva, a comédia musical “Fossa Nova”. Desde abril de 2020, é responsável pelas trilhas sonoras da RBS TV.
Martín Buscaglia
O cantautor uruguaio construiu uma carreira sólida e diversificada no século XXI. Ao lado da banda Los Bochamakers ou em apresentações solo, quando se auto-intitula “Hombre orquesta”, Martín Buscaglia experimentou o rock latino com música eletrônica, candombe, reggaetón, cumbia, entre outros ritmos.
Já gravou com nomes como Arnaldo Antunes, Ruben Rada, Fito Paéz e Jorge Drexler. Em 2010, fez parte da banda Surdomundo Imposible Orchestra, com o gaúcho Arthur de Faria e outros músicos brasileiros, argentinos e uruguaios. Este ano, lançou o álbum “Basta de Música”.