Estimular a criação de obras artísticas autorais para compartilhamento em redes sociais é o objetivo da Residência Artística Comicidade, Criatividade e Poética Feminina, ministrada por Lu Lopes (SP), que interpreta a Palhaça Rubra. Serão seis aulas, realizadas de 24 a 26 de novembro e de 3 a 5 de dezembro, das 18h30 às 20h30, por meio da plataforma Zoom. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 23 de novembro, pelo site www.sesc-rs.com.br/sesccirco. A atividade faz parte da programação do 6º Santa Maria Sesc Circo, que neste ano será realizado de 2 a 6 de dezembro, em formato virtual.
A residência artística é voltada para mulheres a partir dos 18 anos e oferece suporte para artistas amadores e profissionais interessados em investigar a própria fonte criativa e o processo de criação de obras autorais – começando pelo reconhecimento de uma ideia, depois pela estruturação da obra, acabamento, finalização e compartilhamento. O ciclo se completa com o exercício de magnetismo e conexão simpática originados pelo retorno espontâneo do público, gerando uma relação multidimensional entre as criadoras, as criações e as redes receptivas que as rodeiam.
A ferramenta utilizada para estimular o processo são os Downloads Criativos, dinâmicas de livre escrita e maravilhamento poético que geram um fluxo criativo contínuo e permitem o reconhecimento de obras que estão transitando em nosso inconsciente – sejam poemas, composições musicais ou ideias para pílulas de vídeos. Para isso, serão compartilhadas bases conceituais da prática do improviso (axiomas criativos), além do estímulo à produção caseira e indicação de ferramentas de gravação, edição e compartilhamento de material audiovisual.
Palhaça há 26 anos, Lu Lopes é formada pelo Teatro Escola Célia Helena e faz parte do corpo de professores da Casa de Teatro. Iniciou sua trajetória de palhaçaria com Cristiane Paoli-Quito, fez parte dos Doutores da Alegria e circula periodicamente pelo Brasil com espetáculos da Palhaça Rubra. Na área da pedagogia criativa, vem construindo uma trajetória autodidata com o conceito de Alta Tecnologia Humana e o método fundamentado na Autonomia Criativa em parceria com a UNICAMP (Marco Bortoleto e Grupo Circus). Também apresenta o programa diário Rubra e as Criaturas na TV Rá Tim Bum e fez a trilha sonora da última temporada da Vila Sésamo, veiculada em 2017.
Oficina de Comicidade, Criatividade e Poética Feminina
Datas: 24 a 26/11 e de 3 a 5/12
Horário: 18h30 às 20h30
Plataforma de transmissão: Zoom
Público-alvo: mulheres de todas as áreas com idade a partir dos 18 anos
Inscrições: podem ser feitas gratuitamente até 23 de novembro pelo site www.sesc-rs.com.br/sesccirco
*As vagas são limitadas
Por: Natasha Gomes