“A Antologia Digital da Poesia Gaúcha é um projeto maravilhoso que leva a inclusão da poesia pelos trilhos do cotidiano, como a arte deveria sempre fazer”, afirma a poeta Mara Reichert. Ela é a autora dos próximos poemas que serão lançados em vídeo, nesta sexta-feira (12), pelo projeto do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – a biblioteca da Trensurb. Desde outubro, a Antologia promove a publicação quinzenal de vídeos de poetas gaúchos declamando suas poesias. Os vídeos são publicados no site e redes sociais da empresa (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube) e da biblioteca (Facebook e Instagram). Também são veiculados nos monitores do Canal Você (presentes em trens e estações), um dos apoiadores do projeto. A Antologia tem apoio ainda da Academia Rio-Grandense de Letras e do Instituto Estadual do Livro.
Mara Reichert nasceu em Sapiranga, no Rio Grande do Sul, em 1951. Mudou-se, com 20 anos, para São Paulo. Desde os 18, escreve, porém só lançou seu primeiro livro, Fractais no café, em 2019. Os poemas que serão lançados na Antologia Digital nesta semana são: Amizade em preto e branco, Fotografia e Tempo. Sobre essa oportunidade, Mara afirma: “Sou grata por fazer parte desse projeto”.
Uma biblioteca no metrô
Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo do metrô. Ambas funcionam de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, oferecendo serviço gratuito de empréstimo de livros – e seguindo os protocolos de segurança necessários em função da Covid-19. Ampliado somente por meio de doações, o acervo conta com 9 mil exemplares (dos quais cerca de 2 mil estão na unidade hamburguense), disponíveis gratuitamente para os mais de 7 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.
Por: Kauê Menezes