‘Nós Hemos de Vir’, quarto single de Pedro Longes, chega às plataformas nesta sexta-feira

Foto: Luis Ferreirah

Depois de apresentar o álbum “Canções de Amor e Solidão” em março deste ano, financiado pela Lei Aldir Blanc Canoas, Pedro Longes volta a lançar pelo projeto Sinestesias, no dia 9 de abril, sexta-feira. “Nós Hemos de Vir”, quarto single da série, traz, de forma narrativa, questões políticas, sociais e comportamentais do mundo contemporâneo e, em contraste, apresenta um refrão existencial, com um quê de esperança: indo e vindo no novelo entre o mundo e o existir / atando e desatando os nós … que hemos de vir

O arranjo apresentado é construído em violão e voz, inspirado pelas guitarras do compositor argentino Luis Alberto Spinetta (1950-2012), e foi gravado ao vivo no Estúdio Soma, em Porto Alegre, buscando uma sonoridade orgânica, sem edições, destacando a interpretação do músico canoense.

Para celebrar o lançamento, o músico fará uma live no dia 8 de abril, às 20h, com transmissão pelo seu instagram (@pedrolonges). Neste encontro, ele falará sobre o processo de composição e arranjo, responderá a perguntas do público, além de apresentar a canção ao vivo.

Unidade estética

Usando os símbolos de uma rosa e de um rosto oculto, o projeto “Sinestesias” traz uma identidade visual com fotografias de Luis Ferreirah, pinturas de Pedro Longes e gravuras de Natalia Babarovic, importante artista chilena que influenciou Pedro a incursionar nas artes visuais. A escolha do rosto oculto, criado por Natalia e recriado em fotografias por Ferreirah, remete às sensações de ausência do artista enquanto vivia no Exterior, e a rosa como recuperação da sua ancestralidade e o laço do artista com sua terra natal.

A série de lançamentos também prevê as composições Tema para Natalia (07/05), dedicado à artista Natalia Babarovic; a canção Cavalos no Quarto (04/06), composta em parceria com o violonista

catarinense Daniel Mueller, e a Valsa em Solidão (02/07), também em parceria, esta com o pianista e compositor canoense André Vicente. Em agosto, todos os lançamentos serão reunidos no álbum “Sinestesias”, contendo ainda materiais inéditos, como faixas demo.

Sobre Pedro Longes

Durante os quatro anos em que esteve morando em Santiago do Chile, Pedro estudou composição e arranjo com o músico chileno Oscar Torres, além de ter cursado canto popular no Instituto ProJazz Chile, filiado ao Berklee College of Music. Em 2018, lançou o álbum “Longes Canta Spinetta”, celebrando um dos maiores nomes da música argentina e latino-americana: Luis Alberto Spinetta (1950-2012). Acompanhado por uma uma banda formada por músicos chilenos, o álbum traz oito canções de Spinetta na voz de Pedro Longes, em novos arranjos e com letras traduzidas poeticamente ao Português.

Durante os dois últimos anos no país de Violeta Parra, Los Jaivas, Victor Jara, e tantos outros importantes artistas, Pedro Longes apresentou os discos Conexión e Longes Canta Spinetta no show Pedro Longes Trío, ao lado do baterista argentino Juánchi Pérez e do contrabaixista chileno Pablo Torrejón. Dentre diversos locais e festivais, apresentaram o show no Thelonious Lugar de Jazz, uma das mais tradicionais casas de jazz do Chile, onde fizeram um registro ao vivo, disponível no Youtube.

De volta ao Rio Grande do Sul, Pedro lançou nas plataformas digitais, em março deste ano, o álbum de inéditas “Canções de Amor e Solidão”, em formato EP, contando com arranjos e instrumentação do músico porto-alegrense James Liberato, vencedor do Prêmio Açorianos de Música 2020, na categoria melhor disco instrumental.

Financiado pela Lei Aldir Blanc Canoas, o novo álbum de Pedro Longes busca, na música brasileira e latina, a fonte para contar histórias como a de Marcos, um homem solitário e infeliz com seu trabalho; da atriz anônima que sonha em viver do teatro e se vê obrigada a gravar pornochanchadas para sobreviver; da rotina solitária de um sapateiro e sua sapataria; das tormentas do fim de um relacionamento; da esperança em cantar, mesmo quando as coisas parecem não estar bem, entre outras sutilezas da vida cotidiana.

SERVIÇO:

Lançamento de Single:

O quê? Pedro Longes lança “Nós Hemos de Vir”, quarto single do projeto Sinestesias

Quando? Sexta, dia 09 de abril de 2021

Onde? Spotify, Deezer, iTunes, Youtube e outras plataformas.

Como? Links disponíveis nas redes sociais de Pedro Longes:

instagram.com/pedrolonges

Quanto? Gratuitamente no Spotify, Deezer e Youtube. Disponível para compra

em formato download digital.

Próximos lançamentos:

Single 5 – Sexta, dia 07/5 – Tema para Natalia

Single 6 – Sexta, dia 04/6 – Cavalos no Quarto – com Daniel Mueller

Single 7 – Sexta, dia 02/7 – Valsa em Solidão – com André Vicente

Por: Silvia Abreu