Texto escrito por Laysa Zanetti/UOL
Com a retomada do poder pelo Talibã no Afeganistão, o debate sobre regimes autoritários ganhou força novamente nas redes. Como o país é um palco histórico de conflitos, surge a dúvida: o que é exatamente o Talibã?
Nessas horas, filmes, séries e livros sempre ajudam. A arte é um registro do seu tempo, e podemos contar com ela para ilustrar a situação e entender o passado. Por isso, listamos sete filmes que podem ajudar a entender a crise de agora.
A Ganha Pão
- Ambientado no primeiro domínio do Taleban, o filme apresenta Parvana, uma garota cujo pai é preso injustamente. Ela precisa, então, se vestir como menino para trabalhar.
Osama
- Novamente sob a ótica feminina, este filme de 2004 tem uma história parecida: ele acompanha uma menina de 13 anos que deve cortar os cabelos e fingir ser um menino para ajudar a sustentar a família.
O Caçador de Pipas
- A história é baseada no livro de Khaled Hosseini, que narra a amizade de dois garotos de classes diferentes. A ascensão do Talibã nos anos 1970 é pano de fundo e afeta a realidade da dupla.
A Caminho de Kandahar
- Do consagrado diretor Mohsen Makhmalbaf, o filme de 2001 acompanha uma jovem afegã que foge para o Canadá em meio à guerra civil. Tudo muda quando ela precisa voltar e salvar a irmã.
Os Olhos de Cabul
- Cabul, 1988. Um casal apaixonado tenta viver seu amor, apesar do regime Taleban. Tudo se transforma quando o rapaz atira uma pedra em uma mulher em praça.
Rambo 3
- Pode até não parecer, mas “Rambo 3”, passado em meio à ocupação do Afeganistão, ajuda a entender os conflitos que já existiram na região e como eles provocaram o surgimento do Talibã.
Jogos de Poder
- Escrito por Aaron Sorkin, o drama estadunidense narra a história real de um deputado americano que, na década de 1980, financiou a resistência rebelde para impedir o avanço soviético no Afeganistão.