No Domingo Clássico de setembro, a Orquestra de Câmara da Ulbra irá resgatar as raízes da música genuinamente brasileira – o choro. Com participação do bandolinista Elias Barbozae regência de Tiago Flores, o concerto será no dia 12 de setembro, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280). Desta vez, a apresentação será aberta ao público presencial, limitado a 350 lugares, respeitando as medidas de distanciamento e protocolos sanitários. Será exigida carteira de vacinação comprovando, pelo menos, o recebimento de uma dose. A entrada é franca e também haverá transmissão ao vivo pelo canal da Orquestra no YouTube.
O programa inicia com a ária de Bachianas Brasileiras nº 5, seguida de Quarteto nº 1 (arranjo para Orquestra de Cordas), ambas de Heitor Villa-Lobos. Na sequência, cinco conhecidos choros: Lamentos, de Pixinguinha; Escorregando e Odeon, ambas de Ernesto Nazareth; Noites Cariocas, de Jacob do Bandolim; e o concerto se encerra com Apanhei-te Cavaquinho, também de Nazareth. Os choros terão solo de Elias Barboza, ao bandolim.
Compositor, arranjador, produtor e educador musical, Barboza é natural de Porto Alegre, já foi solista com diversas orquestras e é autor de três álbuns, sendo que seu disco Luminoso (2018) ganhou o Prêmio Açorianos de Música como melhor disco instrumental.
SERVIÇO
ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA – DOMINGO CLÁSSICO – SETEMBRO 2021
Data: Domingo (12/9)
Horário: 19h
Local: Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280)
Entrada franca (capacidade 350 lugares, com distanciamento e respeitando protocolos sanitários. Será exigida carteira de vacinação comprovando, pelo menos, o recebimento de uma dose.)
Transmissão ao vivo pelo YouTube da Orquestra