Vila Flores lança chamada pública para Residência Artística em Artes Visuais

foto Ricardo Ara

A Residência Artística CORPO-CASA-CIDADE busca trazer à tona reflexões e produções de artistas de Porto Alegre sobre o período da pandemia, tendo como foco as suas percepções sobre a cidade e sobre o que precisamos construir e desconstruir coletivamente para que cada vez mais este espaço comum possa acolher a todos os corpos, tornando-se casa.

Através da seleção de um ou de uma artista, o projeto tem como propósito a criação de uma obra inédita, desenvolvida presencialmente no Vila Flores entre 05 novembro e 05 de dezembro. O tempo de duração da residência será combinado com o artista selecionado, que receberá um cachê de R$ 2.500 para a produção. A peça desenvolvida pode percorrer diferentes linguagens artísticas e suas transdisciplinaridades, abordando temáticas que tangenciam o direito à cidade, a inclusão social e a diversidade. Após a finalização, será realizada a exposição da obra em um evento gratuito, junto de um bate-papo sobre o processo criativo. As inscrições para a Residência Artística CORPO-CASA-CIDADE estão abertas até o dia 30 de setembro em linktr.ee/vilaflores.

A Residência Artística CORPO-CASA-CIDADE faz parte da Programação Vila Flores 2021, projeto que promove espetáculos, atividades formativas, residência artística, exposição de artes visuais e visitas guiadas ao complexo arquitetônico, abrindo espaço para diversas manifestações artísticas produzidas na cidade, democratizando o acesso à cultura através da realização gratuita da programação. O projeto é viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio das instituições BRDE e Gedore, e realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo – Governo Federal.

Por: Maiara Dallagnol