Para celebrar a passagem dos 50 anos das comemorações do dia 20 de novembro, data em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, Glau Barros e Sirmar Antunes apresentam o recital poético-musical “Encontrei minhas origens – 50 do 20”, em tributo ao poeta Oliveira Silveira, um dos idealizadores desta data emblemática.
A apresentação ocorre no dia 20 de novembro, às 21h. Os ingressos são gratuitos mediante 2kg de alimento não perecível, que serão destinados a quilombos urbanos de Porto Alegre (retirada na recepção do Multipalco, a partir do dia 11 (quinta), das 13h30min às 18h).
O recital “Encontrei minhas origens – 50 do 20” pretende apresentar poemas da vasta e elogiada obra do poeta gaúcho entremeado de canções que fazem alusão à temática da negritude. Glau Barros e Sirmar Antunes serão acompanhados pela percussionista Alexsandra Amaral e pelo violonista Edu Moreira.
Ativista do Movimento Negro, Oliveira Silveira (Rosário do Sul, 1941 – Porto Alegre, 2009) foi um dos criadores do Grupo Palmares, de Porto Alegre. Estudou a data e sugeriu a evocação do 20 de Novembro, lançada e implantada no Brasil pelo Grupo Palmares, a contar de 1971, tornando-se Dia Nacional da Consciência Negra em 1978, denominação proposta pelo Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial (MNUCDR).
SERVIÇO
- Quando: 20 de novembro, sábado, 21h
- Onde: Theatro São Pedro
- Ingressos: gratuitos mediante a doação de 2 quilos de alimento, a serem doados para entidades quilombolas. Retirada dos ingressos na recepção do Multipalco, a partir de 11/11, quinta-feira, das 13h30 às 18h.