Considerada a nova rainha do blues e uma das mulheres mais importantes para o gênero, a cantora e compositora norte-americana Nora Jean Wallace faz sua estreia no Brasil com show em Porto Alegre dia 10 de dezembro, às 20h, no Instituto Ling.
Acompanhada por uma banda formada pelos músicos argentinos Fabiano Sanges (guitarra) e Adrian Flores (bateria) e os brasileiros Villagram Lisboa Neto (baixo) e Tiago Dandrea (piano), ela apresentará na capital seu elogiado repertório autoral, reunindo músicas de diferentes fases de sua carreira, além de faixas compostas por nomes como Stanley Banks e Sly Johnson.
A carreira de Nora começou em 1976, nos clubes da cidade, onde foi descoberta por Scotie e Oasis e convidada a se juntar à banda. Mas sua grande chance veio em 1985, quando Jimmy Dawkins a convidou para fazer parte do seu grupo. Nos sete anos seguintes, ela fez turnês e gravou com Jimmy, participando de dois de seus discos – Feel the Blues e Can’t Shake These Blues.
Em outubro de 2002, lançou seu primeiro álbum, Sings the Blues, que recebeu uma rara e cobiçada classificação de cinco estrelas da revista Big City Blues e a aclamação da crítica, aparecendo nas paradas musicais da revista Living Blues por muitos meses. Em 2004, recebeu dois prêmios W. C. Handy – um de Melhor Artista Revelação e outro de Melhor Artista Feminina de Blues Tradicional do Ano. O Museu de Ciência e Indústria de Chicago a nomeou uma das dez grandes mulheres do blues de Chicago, considerando-a a nova rainha do blues. No mesmo ano, a cantora lançou seu segundo álbum, Going Back to Mississippi, ficando em quinto lugar nas paradas de rádio do Living Blues e alcançando a posição número 1 na XM Radio. Recentemente, em 2020, lançou o seu mais recente álbum, Blues Woman, com a participação da lendária estrela do blues, Kim Wilson, do The Fabulous Thunderbirds.
SERVIÇO
- Quando: 10 de dezembro, sexta-feira, às 20h
- Onde: Instituto Ling (Rua João Caetano, 440)
- Ingressos: a partir de R$ 25
- Venda Online: www.institutoling.org.br