“Gravura, substantivo feminino” é o nome da mostra que ocupa o espaço cultural do Cine Grand Café a partir desta terça-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher. Na data, às 20h, será realizado um evento para convidados com a presença de ativistas da causa feminina, como as Promotoras Legais Populares (PLPs), trabalhadoras domésticas e Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMCs) — todas integrantes de projetos da ONG Themis, que completa 29 anos nesse dia. A atividade marca a primeira ação de responsabilidade social do CGC. A visitação de “Gravura, substantivo feminino” ocorre de terça-feira a domingo, das 14h às 21h.
A exposição coletiva reúne 16 artistas mulheres com trabalhos confeccionados unicamente em gravura, técnica de desenhos feitos em superfícies duras como madeira, pedra e metal.
Segundo o curador do CGC, Ben Berardi — que já foi diretor da Usina do Gasômetro e da Casa de Cultura Mario Quintana —, as artistas foram selecionadas partir do Acervo do Consórcio de Gravuras do Museu do Trabalho (Porto Alegre/RS). Dessa maneira, conforme Berardi, o CGC homenageia a ONG Themis — entidade criada por advogadas e cientistas sociais feministas para enfrentar a discriminação contra mulheres no sistema de justiça.
“São apenas obras de artistas mulheres, chamando a atenção para a beleza produzida por elas na técnica de gravar. Além disso, será a primeira ação social do CGC, já que o espaço receberá, na abertura, as promotoras Legais Populares da Themis”, observa Berardi.
“Passados dois longos anos de pandemia e distanciamento, é uma alegria poder celebrar o 8M e os 29 anos da Themis de forma presencial. Será um momento caloroso, alegre e muito simbólico. Em um momento de desmantelamento da cultura no Brasil, celebrar com artes é também uma manifestação de resistência. E levar PLPs, JMC e trabalhadoras domésticas a um evento cultural desse porte é uma forma de afirmar o direito de acesso à cultura para todas e todos no nosso país”, complementa Márcia Soares, diretora executiva da Themis.
As artistas participantes são as seguintes — em ordem alfabética:
1. Anico Herskovits
2. Arlete Santarosa
3. Elida Tessler
4. Helena Kanaan
5. Hilda Mattos
6. Lia Menna Barreto
7. Lidia Brancher
8. Maria Tomaselli
9. Marilice Corona
10. Marta Loguércio
11. Paulina Eizirik
12. Regina Silveira
13. Roseli Pretto
14. Ruth Schneider
15. Talita Hoffmann
16. Teresa Poester
Por: Homero Pivotto Jr.