Gilberto Gil é um dos maiores artistas vivos da música brasileira. No ano em que completa 80 anos, o cantor e compositor retornou ao Rock In Rio após 37 anos, quando Gil foi uma das atrações da primeira edição do festival.
A festa de Gil no palco do festival foi em família, o cantor estava acompanhado dos filhos Bem, na guitarra, Nara, nos vocais, e José, na bateria. João, neto e integrante dos Gilsons, se revezou na guitarra e no baixo. A neta Flor e a nora Mariá Pinkusfeld fecharam o time de backing vocals.
No repertório da apresentação só sucessos, entre eles aqueles mais consagrados, como “Palco“, “Não Chore Mais“, “Aquele Abraço“, “Tempo Rei” e “Vamos Fugir“.
O show contou também com participação de Preta Gil. A filha mais conhecida de Gil entrou para cantar “Andar Com Fé“, com Francisco, seu filho e integrante dos Gilsons. Preta fez uma homenagem ao seu irmão Pedro Gil, morto em 1990.
Outro momento emocionante da apresentação foi durante o cover de “Garota de Ipanema“, quando Gil chamou sua neta Flor, filha de Bela Gil, para cantar. A menina de apenas 13 anos não segurou as lágrimas e emocionou antes mesmo de começar.
“Toda Menina Baiana” encerrou a apresentação que teve uma hora de duração. Uma pena Gilberto Gil ter pouco tempo. Porém, como uma boa lenda viva, o cantor representou e fez um show histórico no festival!